Início Empresas Aéreas

Etihad Airways revela primeiro A350-1000 da frota, que tem uma pintura comemorativa

Airbus A350-1000 da Etihad Airways – Imagem: Etihad Airways

A Etihad Airways apresentou o “Sustainability50“, o primeiro Airbus A350-1000 de sua frota, em seu voo inaugural entre Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e Paris, na França, na última quinta-feira, 31 de março. A aeronave, registrada sob a matrícula A6-XWB, é a primeira da variante -1000 a operar para a empresa.

A aeronave ostenta uma pintura exclusiva em comemoração ao 50º aniversário da independência dos Emirados Árabes Unidos. Além disso, faz parte do programa Sustainability50, cujo objetivo é desenvolver as ações da empresa em sustentabilidade. Nesse sentido, a Etihad pretende “atingir zero emissões líquidas de dióxido de carbono” até 2050.

Depois da estreia do A6-XWB, no dia seguinte, 1º de abril, o segundo A350-1000, de matrícula A6-XWC, esse com pintura padrão da Etihad, também fez seu voo comercial inaugural, com destino a Istambul, na Turquia.

De acordo com o portal Aviacionline, parceiro do AEROIN, a iniciativa, fruto de uma parceria entre a Etihad, a Airbus e a Rolls-Royce, esta última, fabricante dos motores do modelo, começou em 2021. Os A350 da companhia aérea serão usados ​​para testar novos procedimentos e tecnologias que visam à redução de emissões. A Etihad já estava trabalhando no Greenliner, um programa similar em sua frota de Boeing 787.

Trajetória da aeronave A6-XWB no voo de pouco mais de 7 horas – Imagem: RadarBox

O Rolls-Royce Trent XWB que o A350 usa é um dos motores mais eficientes atualmente disponíveis no mercado. Consome 25% menos combustível em relação às aeronaves de corredor duplo da geração anterior, com a consequência de redução das emissões de gases de efeito estufa.

Além disso, a Etihad estabeleceu uma estrutura formal com a Airbus para colaborar em ações de sustentabilidade. Eles trabalharão em áreas como promoção e marketing de combustível sustentável de aviação, gerenciamento de peso e de resíduos e desenvolvimento de análises orientadas por dados.

Tony Douglas, CEO do Grupo Etihad, comentou que a nova aeronave é “absolutamente incrível” e destacou a importância de sua adição à frota. “Com consumo de combustível altamente eficiente e economia de CO₂, o A350 apoiará nossos objetivos de reduzir as emissões de carbono e oferecer uma experiência de voo incomparável aos nossos clientes”, acrescentou.

Os novos A350-1000 operarão rotas de curta e média distância no segundo trimestre de 2022. A partir de julho, serão usados ​​em rotas de longa distância para Chicago e Nova York.

Leia mais:

Sair da versão mobile