“Eu não preciso ganhar mercado, preciso ganhar dinheiro”, diz CEO da LATAM

Ao ser questionado por um jornal pelo fato da LATAM Brasil estar em terceiro lugar na participação de mercado, o CEO Jerome Cadier disse que o foco da empresa não é mercado nesse momento.

Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, o CEO da LATAM Brasil, Jerome Cardier, falou do panorama da companhia que, segundo ele, está numa segunda fase do processo de recuperação, e comentou que está mais preocupado com a retomada dos voos.

Mesmo assim, o foco do CEO parece ser em trazer a rentabilidade o mais rápido possível para a empresa. “Eu já estou em Recuperação Judicial, não preciso mostrar para o mercado que estou voando bastante”, afirmou o executivo.

A LATAM, que disputava a liderança do mercado doméstico com a GOL, hoje tem apenas 28% de participação, ante 35% da Azul e o mesmo número da GOL.

“Eu não preciso ganhar mercado, preciso ganhar dinheiro. Mas, no futuro eu não vou brigar por market share“, conclui Jerome, que indica que a LATAM Brasil continuará com seu tamanho reduzido de maneira duradoura.

E com um tamanho menor, entra a questão da negociação com os tripulantes, na qual a LATAM está propondo uma redução salarial permanente. Até o momento, a empresa não se pronunciou publicamente sobre qual o percentual de redução nos salários.

Segundo Jerome, a empresa está disposta a negociar e agora será possível, após aprovação da assembleia do Sindicato Nacional de Aeronautas (SNA) da semana passada, que a entidade negocie com a LATAM (na assembleia, os tripulantes votaram a favor de dar ao SNA autoridade para renegociar seus contratos e reduções salariais permanentes).

“Podemos negociar e não chegar a um acordo, mas é importante negociar”, afirma o CEO, que já teve sua renúncia pedida pelo presidente do Sindicato durante uma live:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias