EUA adiciona 25 aviões de empresas russas na lista de infratores; todos são Airbus

Airbus A321 da Ural – Foto de Anna Zvereva

O Departamento de Comércio dos EUA adicionou mais 25 aeronaves Airbus operadas por companhias aéreas russas à lista de potenciais violadores do controle de exportação. Segundo a publicação da Reuters, as aeronaves são dos modelos A320, A321 e A330, cujos operadores são a Ural Airlines, S7 Airlines, Red Wings, Yamal, North Wind e iFly. 

As autoridades dos EUA esperam limitar a capacidade das empresas de obter peças de reposição para aeronaves, realizar sua manutenção e reabastecimento. O lado americano justificou sua decisão violando as restrições de exportação impostas à Rússia pelas empresas.

Desde 24 de fevereiro, o Bureau of Industry and Security do Departamento de Comércio dos EUA reforçou seus controles sobre produtos de aviação destinados à Rússia, além de introduzir novos requisitos relativos ao licenciamento de certas aeronaves ou peças. 

Em 2 de março, a agência tomou medidas semelhantes em relação à Bielorrússia, incluindo novos requisitos de licenciamento. Como resultado, qualquer aeronave fabricada nos Estados Unidos ou em qualquer outro lugar, que tenha mais de 25% de componentes fabricados nos Estados Unidos, está sujeita a bloqueios como esse.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias