Início Aeroportos

EUA alerta pilotos sobre risco de terem seus aviões atingidos por mísseis terra-ar na Etiópia

O governo americano alertou pilotos sobre o risco de serem atingidos ou estarem próximos de mísseis terra-ar quando voarem na Etiópia.

O alerta emitido pela FAA, Administração Federal de Aviação dos EUA, é direcionado para os pilotos que operam no Aeroporto de Adis Abeba, capital e maior cidade da Etiópia. Segundo a mensagem, revelada pela Al Jazeera, os aviões poderiam “ser expostos direta ou indiretamente a tiros de armas em solo e/ou mísseis terra-ar em Adis Abeba”.

O motivo por trás da ameaça é a guerra que vem sendo travada entre o governo etíope e a Frente Popular de Libertação de Tigré, uma força revolucionária e política que tem avançado pelo país, chegando cada vez mais perto da capital.

O alerta também fala para que cidadãos americanos saiam do país o quanto antes, com temor do conflito aumentar e chegar na capital.

Apesar dos avisos, a FAA sinaliza que os aviões civis em si não são um alvo, mas podem sofrer danos colaterais durante o conflito.

Do Brasil, existem voos comerciais regulares de São Paulo para Adis Abeba, operados pela Ethiopian Airlines e a rota continua a operar normalmente. Também não há relatos de suspensão dos voos por companhias estrangeiras na Etiópia.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A