Início Acidentes e Incidentes

EUA começam a implementar sistema para evitar invasões de pistas em aeroportos

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) está implementando um novo sistema de segurança em 74 torres de controle de tráfego aéreo.

O Runway Incursion Device (RID), ou Dispositivo de Incursão de Pista, é a terceira de três iniciativas aceleradas lançadas após a Chamada para Ação de Segurança de fevereiro de 2023. O objetivo é aumentar a segurança operacional e reduzir incursões em pistas.

O RID funciona como um auxílio para os controladores de tráfego aéreo, melhorando a segurança ao indicar quando uma pista está ocupada ou fechada. Ele pode monitorar até oito pistas simultaneamente e agora será um equipamento padrão, substituindo diferentes dispositivos utilizados nas torres de controle.

O Runway Incursion Device é mais uma ferramenta essencial para garantir a segurança do público que viaja de avião”, afirmou Chris Rocheleau, administrador interino da FAA. “Essas iniciativas continuam atendendo às necessidades dos nossos controladores, eliminando burocracias e trazendo tecnologias atualizadas para seu dia a dia.

O RID faz parte de um conjunto de soluções da FAA para aumentar a consciência situacional e a segurança nas pistas. Esse portfólio inclui, além do RID, os sistemas Surface Awareness Initiative (SAI) e Approach Runway Verification (ARV).

Atualmente, o RID já está em funcionamento nos seguintes aeroportos:

  • Aeroporto Centennial, no Colorado
  • Aeroporto Internacional Austin-Bergstrom, no Texas
  • Aeroporto Charles B. Wheeler Downtown, no Missouri
  • Aeroporto Internacional de Portland, no Oregon

Nos próximos meses, a tecnologia será implementada nos aeroportos Fort Lauderdale-Hollywood (Flórida), Hollywood Burbank (Califórnia) e Boise (Idaho). Até o final de 2026, a FAA pretende implantar o RID em mais 69 aeroportos pelo país.

Além do RID, outras tecnologias de segurança também estão sendo expandidas:

  • SAI já está operacional em 18 aeroportos, e a FAA planeja instalá-lo em outros 32 até o fim de 2025. O sistema usa dados de Surveillance-Broadcast Dependente Automático (ADB-S) para exibir informações sobre o tráfego de superfície para controladores em aeroportos que não possuem ferramentas de vigilância específicas.
  • ARV já está instalado em 85 torres de controle e continuará sendo implementado em novas unidades. Ele fornece alertas visuais e sonoros caso uma aeronave em aproximação esteja alinhada para pousar na pista errada ou até mesmo no aeroporto errado.

Com essas iniciativas, a FAA reforça seu compromisso com a segurança operacional e a necessária modernização dos sistemas de controle de tráfego aéreo nos Estados Unidos.

Pela Assessoria de Imprensa da FAA

Sair da versão mobile