EUA está empenhado, finalmente, em voos de testes para avaliar o impacto do 5G

Após muito debate, confusão e cancelamentos de voos, o governo americano finalmente está avaliando intensivamente, em campo, o impacto do 5G na aviação.

FAA, Learjet Inc.  Learjet 60

A FAA, a órgão que regula a aviação civil nos EUA, está finalmente executando um programa intensivo de voos de testes dos efeitos da tecnologia 5G nas aeronaves, algo que para muitos deveria ter sido feito antes.

O grande problema da questão não é com o 5G como algumas “teorias da conspiração” apontam, mas sim com a Banda C, utilizada pelas operadoras AT&T e Verizon, que é muito próxima da usada pelos rádios-altímetros de aeronaves. Outras operadoras como a T-Mobile e estrangeiras (inclusive, futuramente no Brasil) usam frequências mais distantes do equipamento dos aviões, e não geram preocupação para a indústria aeronáutica.

Os rádios-altímetros servem para calcular a altura do avião em relação ao solo e, ao contrário do altímetro convencional, não utiliza a diferença de pressão para cálculo da altura, mas sim envia ondas de rádio para o solo que, quando refletidas e detectadas, possibilitam calcular a altura, de maneira similar aos radares utilizados por caças.

Segundo Steve Dickson, diretor da FAA, em comunicação ao Comitê de Transportes da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, “engenheiros da indústria de telefonia móvel estão voando em seus aviões todos os dias, reportando os parâmetros dos sinais do 5G que impactam as aeronaves”.

Os dados coletados pelos aviões-laboratório, similares aos operados pelo GEIV no Brasil, irão servir para fazer uma análise mais profunda dos requisitos para modificação dos rádios-altímetros ou mudança nos padrões de funcionamento deles.

Não foi dado um prazo para os testes serem finalizados, mas um deles foi flagrado no FlightRadar24, sendo feito por um jato Learjet 60 modificado pela FAA para calibração de instrumentos de voo.

Imagem FlightRadar24
Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias