Início Empresas Aéreas

EUA estendem por 180 dias as restrições de exportação sobre a Aeroflot

Foto de Sergey Kustov, CC BY-SA 3.0 GFDL, via Wikimedia

O Departamento de Comércio dos EUA estendeu as restrições de exportação da companhia aérea russa Aeroflot por 180 dias. A resolução correspondente foi atualizada nesta sexta-feira (31) no banco de dados eletrônico do Federal Register (uma coleção de documentos do governo dos EUA).

“Eu concedo o pedido para estender a negação temporária de privilégios de exportação emitida a esse respeito em 3 de outubro de 2022. Este pedido entra em vigor imediatamente e será válido por 180 dias”, disse a decisão, assinada pelo secretário assistente de comércio dos EUA, Matthew Axelrod.

As restrições à Aeroflot foram introduzidas pelas autoridades dos EUA no início de abril de 2022, em resposta à invasão russa na Ucrânia. Em setembro, o Bureau of Industry and Security (parte do Ministério do Comércio) exigiu que as restrições fossem estendidas. Elas foram prorrogados em outubro por um período de 180 dias.

“O Bureau, em 7 de março de 2023, apresentou um pedido por escrito para renovar o pedido de renúncia temporária emitido em 3 de outubro de 2022. O pedido por escrito foi enviado mais de 20 dias antes do vencimento do pedido. Cópia do pedido para renovar [restrições] foi enviado à Aeroflot. Não houve objeções à extensão do pedido“, diz o comunicado.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile