EUA impõe sanções a empresa aérea baseada nos Emirados Árabes Unidos por apoiar grupo militar russo

Antonov AN-28, um dos modelos usados pela empresa árabe – Imagem ilustrativa – Fonte: Artem Katranzhi / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Na última quinta-feira, 26 de janeiro, o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro dos EUA emitiu novas medidas para desacelerar o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

Oito indivíduos, 16 entidades e 4 aeronaves foram sancionados como parte da ação concomitante do Departamento de Estado. Esta medida visa desestabilizar a infraestrutura que apoia as operações russas na Ucrânia, incluindo diretores de empresas de armamentos e aqueles que controlam áreas russas na Ucrânia.

Esta ação também inclui designações de pessoas que dão suporte a entidades relacionadas à defesa da Rússia.

A secretária do Tesouro, Janet L. Yellen, disse que o Kremlin está procurando desesperadamente por armas e apoio – inclusive por meio do brutal Wagner Group – para continuar sua guerra injusta contra a Ucrânia, à medida que as sanções e os controles de exportação da Rússia por parte da coalizão internacional continuam fortes.

O PMC Wagner (Wagner Grup) é uma empresa militar privada russa liderada por Yevgeniy Prigozhin, um comparsa de Putin e alvo de múltiplas sanções dos EUA. O Wagner Group esteve envolvido em operações de combate apoiadas pelo Kremlin em todo o mundo em apoio à guerra de Putin contra a Ucrânia.

“As sanções ampliadas de hoje contra o Wagner Group, bem como novas sanções sobre seus associados e outras empresas que permitem o complexo militar russo, impedirão ainda mais a capacidade de Putin de armar e equipar sua máquina de guerra”, disse a secretária Yellen.

Entre as entidades e indivíduos em vários continentes que apoiam as operações militares do Wagner Group está a Kratol Aviation, uma empresa de aviação com sede nos Emirados Árabes Unidos.

O Wagner Group usa aeronaves fornecidas pela Kratol para transportar pessoal e equipamentos entre a República Centro-Africana, a Líbia e o Mali. Com isso, a Kratol está sendo sancionada por patrocinar ou fornecer suporte financeiro, material, logístico ou tecnológico ao grupo russo.

Fundada em 2008, a empresa opera uma frota de 5 aeronaves dos tipos Antonov AN-28 e Let L-410, oferecendo serviços de remoção de carga, transporte de cargas aéreas, reboque de cargas, serviços de segurança aérea, entrega de cargas especializadas e outros.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias