EUA investirão US$ 100 milhões em 12 aeroportos para mitigar riscos de incursão de pista

Imagem: Sunnya343 / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

Doze aeroportos dos Estados Unidos receberão mais de US$ 100 milhões em recursos da Federal Aviation Administration (FAA) com o objetivo de mitigar o risco de incursões em pistas, sob o princípio de que mesmo quando a aviação vive o período mais seguro de sua história, nada deve ser deixado ao acaso.

Esses investimentos avançarão nos planos de reconfiguração de pistas de táxi que muitas vezes causam confusão para os pilotos, instalação de novas sinalizações e faróis ou construção de novas ruas que oferecem mais flexibilidade, reporta o Aviacionline.

A esse respeito, a Administradora Associada da FAA, Shannetta R. Grifin, disse que “alguns aeroportos têm layouts complexos que podem criar confusão para pilotos e outros usuários. Este investimento reconfigurará as difíceis interseções de pistas e pistas de táxi para ajudar a prevenir incursões e aumentar a segurança do sistema aeroespacial nacional.”

Durante o último ano houve várias incursões que alcançaram grande cobertura da mídia dada a magnitude das possíveis tragédias que foram evitadas. Em março, a FAA organizou um congresso de segurança para discutir o assunto junto com líderes de companhias aéreas, tripulações, pessoal de terra e controladores de tráfego aéreo para identificar as causas e ações necessárias para melhorar a segurança.

Nesse sentido, várias tecnologias foram implementadas como as luzes de status da pista (que indicam aos pilotos se a entrada na pista é segura); equipamentos de detecção de superfície aeroportuária (usando tecnologia de radar, multilateração e satélite que permite aos controladores de tráfego aéreo acompanhar o movimento de aeronaves e veículos na superfície), que juntamente com equipamentos similares, a Capacidade de Vigilância de Superfície Aeroportuária estão presentes nos 43 maiores aeroportos do Estados Unidos; e um sistema SDE-X Taxiway Arrival Prediction que fornece alertas visuais e sonoros aos controladores quando uma aeronave entra em uma pista de táxi.

Uma “incursão na pista” é um evento no qual uma aeronave, veículo, pessoa ou outro objeto não autorizado está na pista. Essa presença cria um perigo para aeronaves decolando, pousando ou movendo-se na pista. Interfere no normal funcionamento do aeroporto, podendo provocar acidentes ou colisões.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias