EUA renova acordo para transporte de militares em jatos comerciais da Korean Air

U.S. Army photo by Eric Franklin

O Comando de Transporte dos EUA renovou no mês passado um Acordo de Apoio à Mobilização Aérea Mútua com a República da Coreia do Sul, aprimorando as capacidades de transporte aéreo na região do Indo-Pacífico.

O Acordo de Apoio à Mobilização Aérea Mútua, ou MASA (na sigla em inglês), foi originalmente assinado em julho de 2004 e permite a coordenação entre a Força Aérea Americana (USAF) e da Coreia, bem como com aeronaves civis contratadas pela Korean Air, durante contingências na Península Coreana.

“A renovação do MASA é um passo significativo para reforçar nosso compromisso com um Indo-Pacífico livre e aberto”, disse o Coronel Rich McClintic, da USAF e oficial de ligação do USTRANSCOM com as Forças Americanas na Coreia. “Isso demonstra nossa prontidão para responder rápida e eficazmente a qualquer contingência, garantindo estabilidade e segurança na região.”

Somente no último ano, o MASA foi fundamental em várias operações importantes. Durante a Força de Rotação da Coreia ’24, os EUA e a República da Coreia reposicionaram 540 militares e 86 toneladas de equipamentos entre a Base Aérea de Osan, na Coreia do Sul; Colorado Springs, no Colorado; e Fort Cavazos, no Texas.

“A Força Aérea da República da Coreia (ROKAF) e a Korean Air vêm praticando o MASA desde 2004”, disse o Major Junyoung Lee, Gerente do Programa MASA da ROKAF. “Desde o momento em que o pedido do USTRANSCOM foi recebido até a decolagem da aeronave, a ROKAF consultou e coordenou com a Korean Air para apoiar o exercício.”

A renovação do MASA inclui um arranjo atualizado que delineia etapas específicas para comando e controle, visando melhorar os processos de coordenação militar e eficiência operacional.

A missão inicial para avaliar o MASA atualizado está em andamento. Essa missão envolve o transporte aéreo de aproximadamente 250 soldados da República da Coreia para Fort Cavazos, no Texas, e o transporte de 260 soldados da Base Conjunta Lewis-McChord, em Washington, para a Base Aérea de Osan.

“Ao aprofundarmos nossa colaboração militar [através do MASA], fortalecemos nossos laços com nossos parceiros e demonstramos nossa capacidade coletiva de enfrentar novos desafios de segurança”, acrescentou o Coronel McClintic.

Pela Assessoria de Imprensa do Comando de Transporte Militar dos EUA

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias