O Comando de Transporte dos EUA renovou no mês passado um Acordo de Apoio à Mobilização Aérea Mútua com a República da Coreia do Sul, aprimorando as capacidades de transporte aéreo na região do Indo-Pacífico.
O Acordo de Apoio à Mobilização Aérea Mútua, ou MASA (na sigla em inglês), foi originalmente assinado em julho de 2004 e permite a coordenação entre a Força Aérea Americana (USAF) e da Coreia, bem como com aeronaves civis contratadas pela Korean Air, durante contingências na Península Coreana.
“A renovação do MASA é um passo significativo para reforçar nosso compromisso com um Indo-Pacífico livre e aberto”, disse o Coronel Rich McClintic, da USAF e oficial de ligação do USTRANSCOM com as Forças Americanas na Coreia. “Isso demonstra nossa prontidão para responder rápida e eficazmente a qualquer contingência, garantindo estabilidade e segurança na região.”
Somente no último ano, o MASA foi fundamental em várias operações importantes. Durante a Força de Rotação da Coreia ’24, os EUA e a República da Coreia reposicionaram 540 militares e 86 toneladas de equipamentos entre a Base Aérea de Osan, na Coreia do Sul; Colorado Springs, no Colorado; e Fort Cavazos, no Texas.
“A Força Aérea da República da Coreia (ROKAF) e a Korean Air vêm praticando o MASA desde 2004”, disse o Major Junyoung Lee, Gerente do Programa MASA da ROKAF. “Desde o momento em que o pedido do USTRANSCOM foi recebido até a decolagem da aeronave, a ROKAF consultou e coordenou com a Korean Air para apoiar o exercício.”
A renovação do MASA inclui um arranjo atualizado que delineia etapas específicas para comando e controle, visando melhorar os processos de coordenação militar e eficiência operacional.
A missão inicial para avaliar o MASA atualizado está em andamento. Essa missão envolve o transporte aéreo de aproximadamente 250 soldados da República da Coreia para Fort Cavazos, no Texas, e o transporte de 260 soldados da Base Conjunta Lewis-McChord, em Washington, para a Base Aérea de Osan.
“Ao aprofundarmos nossa colaboração militar [através do MASA], fortalecemos nossos laços com nossos parceiros e demonstramos nossa capacidade coletiva de enfrentar novos desafios de segurança”, acrescentou o Coronel McClintic.
Pela Assessoria de Imprensa do Comando de Transporte Militar dos EUA