Início Regulamentação

EUA vão contra executivos de fretamento aéreo por facilitar a migração irregular através da Nicarágua

Os Estados Unidos tomaram medidas para impor restrições de visto a executivos de empresas de fretamento aéreo que operam na Nicarágua por facilitarem a migração irregular para o país.

Segundo a Embaixada Americana na Nicarágua, essas ações são uma resposta à crescente tendência de companhias aéreas fretadas oferecerem voos para o país centro-americano, destinados principalmente a migrantes irregulares, sendo as primeiras restrições impostas sob a expansão de nossa política de restrição de vistos no mês passado.

Essas restrições de visto visam combater a prática predatória de empresas de transporte que lucram com a vulnerabilidade dos migrantes e facilitam a migração irregular para os Estados Unidos.

Na nota, os EUA dizem que ninguém deve lucrar com migrantes vulneráveis – nem contrabandistas, empresas privadas, funcionários públicos ou governos.

“Continuaremos trabalhando com governos, dentro e fora do Hemisfério Ocidental, bem como com o setor privado, para eliminar essa prática exploratória, e implementaremos restrições de visto adicionais conforme necessário”, disse o governo americano.

A política de restrição de vistos foi anunciada em novembro de 2023 e ampliada em 21 de fevereiro de 2024.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile