Eurocontrol afirma que segue fornecendo o apoio necessário ao setor de aviação da Ucrânia

Imagem: EUROCONTROL

Diante do marco de 1 ano desde o início da invasão russa à Ucrânia, completado neste final de fevereiro, a EUROCONTROL, Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea, emitiu um comunicado informando que está firmemente ao lado de seu Estado-membro, a Ucrânia, “neste triste aniversário depois que as forças armadas russas lançaram uma escalada maciça de guerra contra a Ucrânia”.

Segundo a Organização, nestes últimos 12 meses, dezenas de milhares de soldados e civis foram feridos ou mortos, milhões de ucranianos foram deslocados ou forçados a fugir de seu país e danos colossais foram causados ​​à infraestrutura da Ucrânia, incluindo seu setor de aviação civil.

Além disso, a invasão teve grandes consequências para o sistema europeu de gerenciamento de tráfego aéreo. O fechamento de todo o espaço aéreo ucraniano para operações aéreas civis, restrições significativas de espaço aéreo para alguns países vizinhos e o fechamento do espaço aéreo russo para transportadoras europeias (e do espaço aéreo europeu para companhias aéreas russas) tiveram grandes impactos na rede aérea.

Muitas rotas foram fechadas ou, graças aos enormes desvios necessários, tornaram-se cada vez menos econômicas para voar, enquanto o espaço aéreo ficou mais congestionado devido ao tráfego redirecionado. E, em nível estadual, a receita de taxas de rota gerada por transportadoras que voam no espaço aéreo ucraniano efetivamente parou, apresentando graves consequências para os funcionários da aviação ucraniana e o pessoal operacional, tanto em termos de meios de subsistência desaparecidos quanto em termos de certificação de segurança, sem voos para gerenciar ou operar para manter a proficiência.

A situação é grave e o apoio é urgentemente necessário – razão pela qual os Estados Membros do EUROCONTROL estabeleceram um Fundo Europeu de Solidariedade Voluntária ATM, de € 46,5 milhões, que permite aos outros Estados demonstrar a sua solidariedade.

A EUROCONTROL afirma que está trabalhando duro em várias frentes para ajudar o Estado ucraniano e seu setor de aviação e, no início deste mês, uma primeira parcela de suporte foi transferida para a Ucrânia para ajudar a cobrir os custos de pessoal e garantir a prontidão operacional quando o tráfego aéreo se recuperar.

Restaurar a capacidade de aviação da Ucrânia para permitir a prestação segura de serviços de navegação aérea para a aviação civil no espaço aéreo da Ucrânia quando as hostilidades cessarem é essencial. Para planejar isso, no ano passado, foi estabelecido um Plano de Recuperação da Ucrânia para fornecer suporte prático essencial ao UkSATSE, o Provedor de Serviços de Navegação Aérea da Ucrânia, e à Administração Estatal de Aviação da Ucrânia. O trabalho já começou em muitas áreas cruciais.

O gerente da rede EUROCONTROL está trabalhando em um cenário para a reabertura do espaço aéreo, que será implantado em estreita coordenação com a Ucrânia e todos os outros Estados/organizações afetados. Isso define uma abordagem de recuperação gradual, permitindo uma retomada gradual dos voos de/para a Ucrânia, bem como dos sobrevoos.

O EUROCONTROL Aviation Learning Center começou a oferecer treinamento vital em aviação para a equipe do UkSATSE, que está sendo complementado por provedores terceirizados, enquanto a Organização busca apoiar ATCOs, ATSEPs e equipe ATM em sua recertificação.

Na área crítica de segurança da renovação da competência ATCO, o Centro de Controle da Área Superior de Maastricht da EUROCONTROL e a ENAC iniciarão um programa em breve destinado a renovar licenças e oferecer treinamento de atualização a todos os ATCOs ucranianos.

A Organização está planejando ajudar a Ucrânia a restaurar suas capacidades CNS (comunicação, navegação e vigilância), avaliando as opções de cobertura de radar e o estado da infraestrutura, bem como está apoiando a Ucrânia com sua experiência em segurança cibernética de aviação para ajudar a proteger seus principais sistemas de aviação contra ataques hostis.

Finalmente, através de seu mecanismo de Apoio aos Estados da EUROCONTROL, a Organização está trabalhando em um acordo de cooperação para apoiar a Administração Estatal de Aviação da Ucrânia com futuras inspeções e supervisão do ANS e pelo desenvolvimento de competências por meio de futuras transferências estratégicas para a EUROCONTROL e a EASA.

“Mas o mais importante é que nosso apoio chega diretamente aos nossos colegas que trabalham no setor de aviação da Ucrânia, que ficam sem a possibilidade de realizar seus trabalhos e receber uma renda. Este é o cerne da estratégia de apoio da EUROCONTROL – dar-lhes uma mãozinha e prepará-los para retomar seus empregos quando a paz voltar”, finaliza a organização.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Pilotos pedem “atalho” em rota após abortarem a decolagem devido a...

0
O voo AF-687 da Air France, de Atlanta para Paris, solicitou o retorno ao portão na terça-feira, 19 de março, devido a uma indicação de porta aberta.