Europa e China se unem em nova era de cooperação na fabricação aeronáutica

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião COMAC C919
COMAC C919, avião chinês em fase de certificação – Imagem: Ken Chen / CC BY-SA

A Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) e a Administração da Aviação Civil da China (CAAC) anunciam nesta quinta-feira, 3 de setembro, o início de uma nova era de cooperação no segmento de fabricação aeronáutica.

O Acordo Bilateral de Segurança da Aviação (BASA) UE-China entrou em vigor esta semana, dando um impulso aos fabricantes de aviação das regiões, pois vai simplificar o processo de obtenção de aprovações de produtos fabricados na Europa e na China, garantindo também que elevados padrões ambientais e de segurança continuarão a ser cumpridos. 

O acordo é o resultado de vários anos de esforços bem-sucedidos de especialistas da Comissão Europeia e das duas agências reguladoras.

“Estou confiante de que, graças a este acordo bilateral, as relações entre a Europa e a China na aviação serão levadas ao próximo nível”, disse o Diretor Executivo da EASA, Patrick Ky. “Isso fortalece ainda mais o compromisso da EASA de trabalhar em estreita colaboração com parceiros internacionais na construção uma indústria segura e ambientalmente sustentável.”

A entrada em vigor do BASA foi assinada pela EASA e CAAC hoje, quando realizaram o primeiro Conselho de Supervisão de Certificação (COB) conjunta.

Avião Airbus A321neo
O europeu Airbus A321neo – Imagem: Divulgação / Airbus

Durante a reunião, as partes adotaram os Procedimentos de Implementação Técnica (TIP) que apoiarão o BASA e o seu Anexo de Aeronavegabilidade. Estes procedimentos administrativos e técnicos descrevem em detalhes como a EASA e a CAAC conduzirão a validação e aceitação recíproca das aprovações de produtos aeronáuticos civis. 

A entrada em vigor do BASA exigirá que alguns acordos anteriores sejam revistos e as duas partes concordaram em tornar esta transição o mais suave possível.

Informações oficiais da EASA

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias