Início Aviação Militar

Europa cria ferramenta de IA para ajudar aeronaves militares a realizarem aproximações PBN

Um dos maiores desafios que os operadores militares enfrentam hoje é demonstrar que as capacidades militares a bordo de suas aeronaves, como o Global Positioning System Precise Positioning Service (GPS PPS), são compatíveis para voar usando a Navegação Baseada em Desempenho (PBN).

O uso do GPS PPS como sensor de navegação para executar o PBN é crucial quando as aeronaves militares precisam voar em um ambiente de tráfego aéreo geral (GAT) que depende desse sistema.

Para enfrentar este desafio, a EUROCONTROL (Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea) e o UK Defense Airspace and Air Traffic Management desenvolveram uma ferramenta que permite a verificação do desempenho de aeronaves militares para aproximações GNSS (Sistema Global de Navegação por Satélite) em um ambiente PBN.

Esta solução baseia-se em conjuntos de dados de vigilância, meteorológicos e de desempenho de aeronaves e faz uso inovador de inteligência artificial (IA) para determinar o erro total do sistema de uma aeronave que, por sua vez, será medido em relação aos requisitos de precisão de PBN.

A IA forneceu uma oportunidade tecnológica ideal para verificar o desempenho em voo, resolvendo a necessidade de exercícios de validação caros que são ainda mais dificultados pela falta de espaço na cabine e/ou diferentes configurações de aeronaves militares, o que dificulta o teste dinâmico e a gravação de dados.

Segundo a EUROCONTROL, essa ferramenta pretende trazer um valor acrescentado significativo para a comunidade militar quando esta precisa realizar ações de certificação-qualificação com o objetivo de reduzir custos, salvaguardar a acessibilidade aos aeroportos civis e contribuir para a redução dos impactos ambientais.

O projeto foi desenvolvido no âmbito da EUROCONTROL Air Transport Innovation Network, impulsionado pelo EUROCONTROL Innovation Hub, seguindo uma ideia que havia sido lançada pelo UK Defense Airspace and Air Traffic Management.

A Divisão de Cooperação Civil-Militar da EUROCONTROL gerenciou o projeto e um ‘produto mínimo viável’ foi apresentado às partes interessadas no final de 2022.

Sair da versão mobile