Início Variedades

Europa não encontra mudança no peso dos passageiros usado para os cálculos dos voos

Imagem: IASTI-UK

Enquanto o aumento do peso médio da população nos Estados Unidos levou a uma recente mudança de parâmetro no cálculo do balanceamento das aeronaves para os voos, incluindo a adoção de uma curiosa ação pela United Airlines, uma análise da Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) não teve resultado semelhante em relação à população europeia.

A Agência informa que realizou um levantamento para obter dados reais sobre a massa média de passageiros e bagagens em voos domésticos, internacionais e intercontinentais, seguindo um estudo pan-europeu anterior realizado pela EASA em 2008, com base no trabalho iniciado pelas Autoridades Conjuntas de Aviação (JAA).

O estudo de 2008 indicou que as massas padrão de passageiros masculinos e femininos e a bagagem despachada eram maiores do que os números iniciais. Com isso, o estudo recomendou a realização de uma nova avaliação dentro de 10 anos, uma vez que se esperava que a massa média da população europeia aumentasse. 

Por isso, em 2021, a EASA contratou a Lufthansa Consulting para realizar um levantamento de campo e obter o peso médio dos passageiros, o peso da bagagem de mão e o peso da bagagem despachada em seis aeroportos, representando diferentes regiões da Europa: ATH (Atenas Eleftherios Venizelos, Grécia), BRU (Bruxelas, Bélgica), CPH (Copenhague-Kastrup, Dinamarca), MXP (Milão Malpensa, Itália), MUC (Munique Franz Josef Strauß, Alemanha) e SOF (Sofia, Bulgária). 

A pesquisa foi realizada presencialmente nos aeroportos selecionados. Para coletar a maior quantidade de dados, os pesquisadores de campo estavam próximos aos pontos de embarque e locais com fluxo constante de passageiros. Ressalta-se que a participação na pesquisa foi exclusivamente voluntária.

No total, 4.164 passageiros foram entrevistados com sua bagagem de mão e 1.998.070 conjuntos de dados de bagagem despachada foram obtidos dos sistemas de manuseio de bagagem do aeroporto. A amostragem foi realizada durante a temporada de inverno e a temporada de verão de 2022.

Apesar da expectativa no lançamento da pesquisa, as massas médias de passageiros não mudaram significativamente em relação ao estudo anterior de 2008-2009, tanto para passageiros masculinos quanto femininos.

Os resultados podem ser resumidos da seguinde forma:

• Não foi observado ganho ou perda de peso significativo para os passageiros em geral;

• Os passageiros do sexo masculino têm um peso médio de 82,2 kg, que é 14,7 kg a mais do que o passageiro médio do sexo feminino (67,5 kg);

• Passageiros do sexo masculino levam mais bagagem de mão do que passageiros do sexo feminino;

• Os passageiros de negócios levam mais do que os viajantes de lazer;

• Os passageiros de voos de médio e longo alcance levam mais do que os passageiros de voos de curto alcance;

• O peso médio da bagagem despachada, que é sempre limitado pelas políticas de bagagem das companhias aéreas, foi 0,8 kg menor que o declarado no estudo de 2008-9 e foi em média de 16 kg.

A pesquisa de 2021-22 conclui que o valor médio de todos os passageiros é de 76,3 kg. O peso da bagagem de mão é em média 7,7 kg. Assim, o peso médio dos passageiros adultos mais a bagagem de mão é de 84,0 kg.

Como o regulamento atual indica 84,0 kg, a Agência não considerará sua atualização nesta fase. No entanto, para medir possíveis efeitos de longo prazo da COVID e outros fatores contingentes, como a guerra na Ucrânia e a mudança para o trabalho remoto, a Agência considera repetir a pesquisa em 5 anos.

Informações da EASA