Evento sobre cooperação na aviação entre América Latina e Europa acontece em Foz do Iguaçu

Imagem: Zurich Airport Brasil

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) sediou, nos dias 21 e 22 de novembro, a reunião do Projeto de Parceria em Aviação América Latina – União Europeia. O encontro aconteceu em Foz do Iguaçu, durante a realização do AVSEC FAL, da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) e da Comissão Latino-Americana de Aviação Civil (CLAC) para os temas de segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita (AVSEC) e facilitação (procedimentos e estratégias dentro da área de AVSEC destinados a facilitar o movimento de aeronaves, pessoal, passageiros, cargas e provisões nas operações).

O diretor-presidente da Agência, Juliano Noman, abriu o evento e destacou a importância do trabalho conjunto entre as duas regiões para o compartilhamento de conhecimento e das melhores práticas no campo da aviação civil.

Na ocasião, o corpo gestor do projeto deliberou e aprovou o Plano de Trabalho da fase 2 da parceria, contendo as atividades de cooperação em aviação civil entre as duas regiões a serem executadas até 2025. As iniciativas abrangem temas de safetysecurity, novas tecnologias, fomento ao transporte aéreo e sustentabilidade.

Reunião bilateral ANAC – EASA

Ainda durante o evento, foi realizada uma reunião bilateral entre ANAC e a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (European Aviation Safety Agency – EASA). O diretor-presidente Juliano Noman e o diretor de Estratégia e Gestão de Segurança da EASA, Luc Tytgat, trataram das ações de cooperação entre Brasil e União Europeia, chegando a um acordo para realizar evento no Brasil, em 2023, dedicado a combustíveis de aviação sustentáveis (Sustainable Aviation Fuels – SAF).

Informações da ANAC

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias