Início Indústria Aeronáutica

eVTOL da Airbus terá traseira ultraleve desenvolvida pelos mesmos fornecedores da F1

CityAirbus NextGen – Imagem: Airbus

A Airbus entrou numa parceria com a KLK Motorsport e a Modell und Formenbau Blasius Gerg GmbH para projetar, desenvolver e fabricar a estrutura traseira da CityAirbus NextGen. As empresas trabalharão juntas para desenvolver uma fuselagem traseira ultraleve, que desempenha um papel fundamental na eficiência de voo da aeronave e que atende aos altos padrões de confiabilidade e desempenho para o protótipo de decolagem e pouso vertical elétrico (eVTOL) da Airbus.

Os dois parceiros projetarão soluções e componentes compostos que equiparão a estrutura traseira da CityAirbus NextGen, através de um processo colaborativo que lhes permite beneficiar mutuamente das competências de cada empresa em processos de engenharia de design e fabricação.

Joerg Mueller, chefe de mobilidade aérea urbana da Airbus, disse: “A parceria com a KLK Motorsport e a Gerg GmbH fornecerá à CityAirbus NextGen uma fuselagem traseira totalmente integrada e ultraleve. Interagindo diretamente com a fuselagem central e a asa, a estrutura traseira aproveitará a expertise de ambos os fornecedores em design homogêneo para veículos de Fórmula E e Fórmula 1, cumprindo os mais rigorosos padrões de segurança e confiabilidade”.

A KLK Motorsport e a Gerg GmbH trabalham em soluções de design e fabricação compostas de ponta-a-ponta há vários anos. Esta parceria para desenvolver a estrutura traseira da CityAirbus NextGen é uma continuação do trabalho realizado por ambos os fornecedores no demonstrador de alta velocidade Racer da Airbus.

Em setembro de 2021, a Airbus revelou seu protótipo de eVTOL CityAirbus NextGen, para explorar tecnologias avançadas de mobilidade aérea. Nos últimos meses, a empresa selecionou parceiros para componentes estruturais de seu protótipo, como Thales e Diehl, que desenvolverão os computadores de controle de voo da aeronave, e a Spirit AeroSystems para suas asas.

A Airbus também está trabalhando em estreita colaboração com parceiros industriais e institucionais para liderar o desenvolvimento de ecossistemas de mobilidade aérea urbana, como anunciado recentemente com a ITA Airways, na Itália, ou através do lançamento da Iniciativa de Mobilidade Aérea na Alemanha.

Leia mais:

Sair da versão mobile