Ex-British Airways e IAG assume como novo diretor-geral da IATA

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Willie Walsh, novo diretor geral da IATA – Imagem: Divulgação

A Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA) anunciou que Willie Walsh assumiu oficialmente o cargo de Diretor Geral. Ele é o oitavo diretor-geral da organização e sucede Alexandre de Juniac, que ocupava o cargo desde setembro de 2016.

Nascido em Dublin, Irlanda, em 1961, Walsh iniciou a carreira na aviação aos 18 anos quando ingressou na companhia aérea Aer Lingus em 1979, como piloto cadete, tornando-se comandante em 1990. Em 2005, foi nomeado CEO da companhia britânica British Airways (BA).

Ele liderou a BA durante a crise financeira global de 2008/09, estabeleceu uma joint venture transatlântica com a Iberia, Finnair e American Airlines, e supervisionou a fusão de 2011 da companhia com a espanhola Iberia sob uma empresa matriz recém-criada, International Airlines Group (IAG). Walsh atuou como CEO do IAG desde o seu início até se aposentar em setembro de 2020.

Walsh foi confirmado como novo diretor geral da IATA na 76ª Assembleia Geral Ordinária da empresa em 24 de novembro de 2020. Ele se junta à IATA após uma carreira de 40 anos no setor aéreo. “Sou apaixonado pela nossa indústria e pelo trabalho crítico que a IATA faz em nome de seus membros, sobretudo durante a crise da COVID-19”, disse o novo diretor, em comunicado à imprensa.

“A IATA tem estado na vanguarda dos esforços para reiniciar a conectividade global, incluindo o desenvolvimento do IATA Travel Pass. Menos visíveis, mas de igual importância, as companhias aéreas continuam a contar com os sistemas de liquidação financeira da IATA, o Timatic e outros serviços vitais para apoiar suas operações diárias”, completa.

Durante a posse, a Walsh agradeceu ao antecessor. “Agradeço ao Alexandre por deixar para trás uma organização forte e uma equipe motivada. A equipe IATA está absolutamente focada em restaurar a liberdade de movimento que as companhias aéreas oferecem a bilhões de pessoas em todo o mundo. Isso significa a sua liberdade de visitar amigos e familiares, de encontrar parceiros de negócios essenciais, de garantir e manter contratos vitais e de explorar nosso maravilhoso planeta”, disse.

O novo diretor-geral se disse comprometido com os esforços da organização para a retomada do transporte aéreo global. “Meu objetivo é garantir que a IATA seja uma voz poderosa no apoio ao sucesso do transporte aéreo global. Trabalharemos com apoiadores e críticos para cumprir nossos compromissos com uma indústria aérea ambientalmente sustentável. É meu trabalho garantir que os governos, que contam com os benefícios econômicos e sociais que nossa indústria gera, também entendam as políticas de que precisamos para entregar esses benefícios”, disse Walsh.

Walsh está profundamente familiarizado com a IATA, tendo servido no Conselho de Governantes da Associação por quase 13 anos entre 2005 e 2018, incluindo o cargo de Presidente (2016-2017). Ele trabalhará no Escritório Executivo da Associação em Genebra, Suíça.

Informações da IATA

Fabio Farias
Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias

Dois aviões Boeing da Emirates e Ethiopian supostamente entraram em rota...

0
Um incidente aéreo ocorreu na noite de domingo, 24 de março, por volta das 00h43 do horário local da África Oriental, quando uma aeronave