Início Sem categoria

Ex-funcionário de aeroporto faz fortuna deixando passageiros embarcarem sem visto

Um ex-supervisor da British Airways que trabalhava no Terminal 5 do Aeroporto de Londres-Heathrow está foragido, após a descoberta de seu surpreendentemente lucrativo esquema paralelo. Segundo a reportagem do The Sun, ele lucrou com solicitantes de asilo.

O ex-funcionário, que atuava havia 24 anos na empresa, é acusado de ter abusado de seu cargo por um período de cinco anos. Em resumo, ele ajudava pessoas a voar para outros países sem os devidos documentos e vistos, a fim de ajudá-los a solicitar asilo na chegada.

Cabe aos funcionários das companhias aéreas verificar os documentos de viagem para garantir que alguém está apto a viajar para um país, e este homem convenientemente ignorava esses requisitos, mediante pagamento. De acordo com a investigação, o acusado cobrava até £25.000 por cada viajante que ajudava.

A maioria das pessoas que ele ajudava eram viajantes oriundos da Índia para o Reino Unido com visto temporário de visitante, ou solicitantes de asilo no Reino Unido que temiam ser deportados. Ele então os ajudava a reservar passagens para o Canadá (geralmente para Toronto ou Vancouver), e marcava-os no sistema como tendo documentos de viagem verificados. Quando eles desembarcavam no Canadá sem os documentos corretos, solicitavam asilo.

A situação veio à tona quando as autoridades de imigração canadenses entraram em contato com seus pares no Reino Unido com relação aos constantes pedidos de asilo em Toronto e Vancouver. Quando uma investigação foi realizada, foi determinado que todos esses pedidos de asilo tinham sido marcados pela mesma pessoa em Heathrow.

O homem foi preso em 6 de janeiro, mas pagou fiança. Em seguida, desapareceu e acredita-se que tenha voado para a Índia, onde supostamente comprou várias casas. A polícia do Reino Unido agora está trabalhando com seus pares na Índia para tentar encontrar este homem e trazê-lo de volta ao Reino Unido.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile