Um incidente ocorreu no final da tarde da segunda-feira, 25 de abril, no Aeroporto de Brasília, quando um ex-ministro de governo disparou sua arma no balcão de check-in.

O Ex-Ministro da Educação, Milton Ribeiro, se dirigiu até o balcão no Aeroporto de Brasília, para realizar o check-in e despachar a sua arma.
Porém, ao acessar a mesma em sua pasta, enquanto retirando o carregador da pistola para desmunicia-lá, a arma acabou disparando. Essa foi a descrição dada por ele à Polícia Federal, para onde foi conduzido após o disparo, descrito por ele como não intencional, como revela a Folha de São Paulo.
Milton ainda teria afirmado que decidiu fazer o desmuniciamento dentro da pasta para evitar a exposição da arma para o público, que poderia causar apreensão e uma situação desagradável.
Ainda segundo o próprio Milton Ribeiro, só estavam ele e a atendente no local, quase ninguém percebeu o disparo e também não houve feridos, uma vez que o tiro atingiu o chão.
Porém, segundo fontes informaram ao AEROIN, a versão do ex-ministro não seria totalmente fidedigna, já que havia mais pessoas no local e uma atendente de outro balcão, que presta serviços à GOL, sofreu arranhões no braço, supostamente por estilhaços resultantes do tiro.


Para realizar o despacho da arma, o detentor dela deve entrar no site da Polícia Federal, obter a Guia de Despacho de Arma de Fogo, ir até o balcão da companhia, se identificar e, de lá, ser acompanhado por um funcionário da empresa aérea para ser realizado o desmuniciamento em local adequado, normalmente uma caixa de areia numa sala reservada.
O disparo de uma pistola moderna, excluindo casos de defeitos crônicos de fabricação, só ocorre se ela tiver completamente destravada e se alguma pessoa (ou objeto) acionar o gatilho da mesma.
Não foi informado pela PF se o Ministro foi autuado por Disparo de Arma de Fogo (reclusão de 2 a 4 anos + multa), e nem qual o modelo da pistola. Segundo informações, o Ministro seguiu normalmente em voo de outra companhia aérea mais tarde para São Paulo.