Exame teórico remoto para os profissionais da aviação do Brasil é tema de consulta pública da ANAC

Imagem gerada por IA

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informa que abriu uma tomada de subsídio sobre a possibilidade de aplicação do exame teóricos de forma remota aos profissionais da aviação civil do Brasil.

A consulta pública foi aberta porque a Agência vem estudando novas alternativas para aplicação do exame teórico, obrigatório aos candidatos a licença, habilitação ou certificado de pilotos e outros profissionais da aviação civil, incluindo aqueles de Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita (AVSEC).

Atualmente, a ANAC possui parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para aplicação da prova nas 27 capitais, além de outras cidades, atendendo todos os estados do país. Contudo, novas tecnologias como o “e-proctoring” ou “remote proctoring” estão sendo desenvolvidas para permitir monitoramento de provas realizadas a distância. Essas tecnologias abrem a possibilidade para a Agência passar a permitir que os exames teóricos sejam realizados em qualquer lugar do país, inclusive na casa do candidato.

As contribuições para a tomada de subsídio deverão ser encaminhadas à Agência por meio do questionário disponível na plataforma Participa+Brasil, site do Governo Federal que reúne consultas públicas e tomadas de subsídio de todo o governo. O questionário pode ser respondido até o dia 19 de julho de 2024. Para acessar, clique aqui.

Informações da ANAC

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias