Início Aviação Militar

Exclusivo avião NT-43A dos Estados Unidos é flagrado em atividade

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Uma aeronave da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), considerada ‘secreta’ de tão rara de ser vista, foi flagrada em operação no deserto após longo período sem ser avistada e até ter sido relatada como inoperante.

Segundo o The Drive, a aeronave de pouco mais de meia década de vida – único exemplar já modificado para essa variante NT-43A, mais conhecida como “RAT55” – foi vista recentemente sobre o deserto de Mojave, na Califórnia. De acordo com relatos, o RAT55 realiza voos em formação com aeronaves furtivas (“stealth”) em altitudes mais elevadas e sobre áreas remotas de desertos na Califórnia e em Nevada.

Devido a suas aparições raríssimas, acredita-se que a aeronave fique baseada em um hangar na famosa Área 51 ou então no estado de Nevada, no aeroporto da área militar restrita Tonopah Test Range.

O NT-43A Radar Aircraft Testbed (RAT) é um avião de medição de assinatura de voo e foi altamente modificado a partir de um Boeing 737-200 de propriedade da USAF, e é mais secreto do que o comum das aeronaves da Força Aérea americana.

Em um post no Twitter, é possível observar um voo realizado há cerca de um ano em uma rara ocasião em que alguém conseguiu registrá-lo, juntamente com o bombardeiro Northrop Grumman B-2 Spirit, sobre o Vale da Morte, próximo ao deserto de Mojave.

Segundo o The EurAsian Times, o avião foi modificado por diversas empresas como a famosa divisão Skunk Works da Lockheed Martin e a Goodyear Aerospace. Apesar de terem sido construídas mais de 10.000 aeronaves da família 737 em mais de 60 anos, o NT-43A chama a atenção pela curiosa e diferente aparência, com suas estruturas adaptadas para atender aos diferentes requisitos da USAF.

Equipado com dispositivos modernos de detecção de energia infravermelha e radares poderosos, é usado para avaliar a assinatura-radar de novas aeronaves em condições reais de voo, novos materiais de absorção de ondas de radar ou validar reparos feitos em aeronaves stealth.

Sair da versão mobile