Início Empresas Aéreas

Exclusivo: Conhecido o plano da ITA de voar ao Brasil, o que inclui voos com Airbus A350

Concepção gráfica de um A330 na cores da ITA Airways

EXCLUSIVO – A empresa estatal italiana ITA Airways, que assumiu as rotas da Alitalia após sua quebra, tem planos para reiniciar os voos ao Brasil no meio deste ano, reavendo assim uma das mais importantes ligações internacionais partindo da Itália. E esse retorno deve acontecer no melhor estilo, com os novos Airbus A350-900 alternando com o A330 na rota.

Em janeiro, o AEROIN noticiou em primeira mão sobre a permissão concedida pela ANAC para que a ITA Airways possa realizar voos regulares ao Brasil. Até então, a empresa tinha autorização apenas para voos não-regulares e os vinha fazendo com fins de transportar carga a bordo de aviões de passageiros.

Agora, com exclusividade, tivemos acesso aos planos de início dos voos. Um documento fornecido ao AEROIN, por uma fonte próxima da empresa na Itália, mostra quais são os voos pretendidos e destaca a presença do Airbus A350-900 na malha para o Brasil.

As operações planejadas

A companhia planejou o seguinte programa para sua retomada no Brasil. Todos os voos serão feitos na rota Roma – Guarulhos com início em 1 de junho de 2022 (voo pousa no Brasil no dia seguinte). Não consta dos planos a volta dos voos ao Rio de Janeiro.

2 DE JUNHO a 30 DE JULHO – seis voos semanais, exceto às segundas-feiras. A decolagem de Guarulhos para Roma acontece às 14h25 (AZ-675). Os voos de terça, quinta e sábado serão operados pelo Airbus A350 e os demais pelo A330-200.

2 DE AGOSTO e 28 DE OUTUBRO – Os voos voltam a ser diários e os horários permanecem os mesmos acima. O Airbus A350 operará na rota às terças, quintas, sextas e domingos.

Ainda não há passagens à venda e os planos podem ser ajustados, a depender do cronograma de chegada dos A350.

O A350 da ITA

De acordo com a CAPA, a chegada dos primeiros A350-900, que serão de segunda mão, acontece em junho de 2022 e os primeiros exemplares seriam quatro jatos ex-Hainan, de números de série 285, 308, 323 e 338. A configuração dos aviões será de 33 assentos na executiva e 301 na econômica.

Atualmente, as únicas aeronaves de longo curso da companhia são os A330-200 que voaram antes na Alitalia. Essas aeronaves, de geração anterior, têm 19 assentos na executiva, 17 na Premium Economy e mais 213 na econômica.

No futuro, essa configuração de frota será mudada, já que a ITA Airways assinou um acordo recente com a Airbus para renovação de sua frota de narrow e widebodies. Serão, ao todo, 28 aeronaves, sendo sete A220, 11 A320neo e 10 A330neo novas de fábrica.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.