Início Variedades

Executivo de empresa aérea cria polêmica em rede social ao acusar concorrente de plágio

Cena do comercial da Singapore

Enquanto companhias aéreas de todo o mundo buscam atrair passageiros e se recuperar dos piores momentos da pandemia, a Cathay Pacific e a Singapore Airlines se veem em meio a uma polêmica sobre se a mais recente campanha de marketing da empresa de Cingapura é uma cópia da campanha de 2015 da Cathay. Os dois comerciais estão no final desta publicação.

Relata o South China Morning Post que, na semana passada, Edward Bell, executivo responsável pelas comunicações globais de marketing do grupo Cathay, fez uma postagem pessoal na plataforma de mídia social LinkedIn, observando que a nova campanha da Singapore se parecia muito com a da Cathay. Várias pessoas acabaram comentando o post gerando um pequeno buzz.

Ambos os anúncios usavam mulheres atraentes de cabelos compridos em destinos coloridos. Enquanto a Cathay apresentava uma passageira como personagem principal, a Singapore exibia a vida de uma “Singapore Girl”, sua comissária de bordo, falando sobre sua “World Class Experience”. O anúncio da Singapore alcançou 25 milhões de visualizações no YouTube em poucos dias.

Em meio à polêmica, Bell insistiu que eram apenas suas “observações pessoais” e não uma resposta oficial da Cathay. A postagem foi posteriormente deletada, relatou o SCMP, mas isso foi suficiente para criar uma grande polêmica em torno do assunto e matérias diversas da mídia asiática.

Sobre o assunto, a Cathay Pacific se recusou a comentar a publicação de seu executivo. Indagada, a Singapore rechaçou a ideia de cópia e disse que “respeitosamente discorda” da opinião do executivo da empresa concorrente.

Assista ao comercial da Cathay Pacific de 2015, abaixo:

Assista ao comercial da Singapore de 2023, abaixo:

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile