O Governo do Rio Grande do Norte, em parceria com o Aeroporto Internacional de Natal, recebeu, nesta quarta-feira (11), executivos da companhia aérea chilena Sky Airline para uma visita técnica. A empresa opera rotas internacionais para Argentina, Brasil, Colômbia, Peru e Uruguai e avalia novas oportunidades na região.
A comitiva da Sky Airline foi recepcionada pela governadora Fátima Bezerra e cumprirá uma intensa agenda no estado durante três dias. “Iremos apresentar as potencialidades econômicas e nossas incríveis belezas. Vamos mostrar porque somos um Rio Grande de possibilidades. Planejamos, investimos e estamos em permanente busca por parcerias, indicando que nosso estado é um excelente destino para lazer e negócios“, destacou a governadora.
O mercado chileno é o segundo maior emissor de turistas latino-americanos para o Rio Grande do Norte, e a demanda por um voo direto entre o estado e o Chile é antiga entre o trade turístico e os consumidores.
“Esta visita é fruto de uma longa negociação. A conectividade aérea é essencial para o fortalecimento do turismo e a promoção do nosso estado nos mercados. Representa uma grande oportunidade para aumentar o fluxo de visitantes estrangeiros, impulsionando a economia local e consolidando o RN como um destino competitivo na América do Sul”, explicou Raoni Fernandes, diretor-presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur).
Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, também enfatizou o potencial da parceria: “A Sky já é uma grande parceira da Zurich Airport Brasil, com operações em Florianópolis. Olhar para Natal é um passo natural, diante da oportunidade de desenvolvimento do mercado que já desponta com importante demanda”.
O Rio Grande do Norte recebeu cerca de 90 mil turistas internacionais em 2024, conforme dados da plataforma ForwardKeys, refletindo a recuperação e expansão do setor. A Argentina lidera como principal emissor de visitantes estrangeiros para o estado.
O turismo é responsável por 8,5% do PIB estadual, gerando emprego para mais de 67 mil pessoas em áreas como hospedagem, alimentação, passeios e transporte. O setor conta com 21 mil empresas e 12 mil Microempreendedores Individuais (MEIs), evidenciando sua relevância para a economia local.
Informações do Governo do Rio Grande do Sul
Leia mais: