Exército Brasileiro planeja comprar mais sistemas antiaéreos e atualizações para o GPS de seus helicópteros

RBS 70 em disparo real – Divulgação – SAAB

O Exército Brasileiro iniciou o ano abrindo uma série de cotações no exterior para compra de armamentos e equipamentos, incluindo para seus helicópteros. A Comissão do Exército em Washington (CEBW) abriu várias Requisições de Informação (RFI) ao mercado durante o mês de janeiro.

Dentre os itens solicitados para cotação estão munições para tanques, blindados, obuseiros, fuzis de precisão das forças especiais, mas também sistemas completos como o SAAB RBS 70 e até atualização para GPS dos helicópteros.

Numa RFI que se encerrará amanhã (16 de janeiro), a CEBW fará a cotação de atualização do software do GPS Garmin GTN 650, um dos mais populares do mercado e que são utilizados nas aeronaves Airbus AS365 Dauphin (Pantera K2) e H125 Esquilo (AS550A2).

A atualização deverá equipar 54 aeronaves e conter dados novos de posições geográficas, aeroportos, obstáculos e terreno para toda a América do Sul.

Já em outra RFI, que foi aberta ontem (14) e receberá informações até o próximo dia 24, o Exército está cotando a aquisição de seis estações de lançamento RBS 70 NG, que é a principal arma antiaérea hoje na força e é fabricada pela sueca SAAB.

Vale destacar que as RFI são apenas para consulta e catalogação de preço, podendo ou não se concretizar em vendas futuras através de licitação, ou dispensa da mesma em alguns casos específicos.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Azul assume voos da Petrobrás que eram feitos pela Voepass na...

0
Na última quarta, a Petrobras anunciou ter firmado um contrato emergencial com a Azul para voos para Urucu, substituindo a Voepass.