
O Exército Brasileiro iniciou o ano abrindo uma série de cotações no exterior para compra de armamentos e equipamentos, incluindo para seus helicópteros. A Comissão do Exército em Washington (CEBW) abriu várias Requisições de Informação (RFI) ao mercado durante o mês de janeiro.
Dentre os itens solicitados para cotação estão munições para tanques, blindados, obuseiros, fuzis de precisão das forças especiais, mas também sistemas completos como o SAAB RBS 70 e até atualização para GPS dos helicópteros.
Numa RFI que se encerrará amanhã (16 de janeiro), a CEBW fará a cotação de atualização do software do GPS Garmin GTN 650, um dos mais populares do mercado e que são utilizados nas aeronaves Airbus AS365 Dauphin (Pantera K2) e H125 Esquilo (AS550A2).
A atualização deverá equipar 54 aeronaves e conter dados novos de posições geográficas, aeroportos, obstáculos e terreno para toda a América do Sul.
Já em outra RFI, que foi aberta ontem (14) e receberá informações até o próximo dia 24, o Exército está cotando a aquisição de seis estações de lançamento RBS 70 NG, que é a principal arma antiaérea hoje na força e é fabricada pela sueca SAAB.
Vale destacar que as RFI são apenas para consulta e catalogação de preço, podendo ou não se concretizar em vendas futuras através de licitação, ou dispensa da mesma em alguns casos específicos.
📍#Brazil (🇧🇷)
— SA Defensa (@SA_Defensa) January 15, 2025
The @exercitooficial has issued a flurry of Request for Information (RFI) today (2025/1/14) seeking out ammunition for AT-4, 120mm NATO rounds for Centauro II, newly-built anti-tank missiles, & RBS-70NG MANPADS.
📰: https://t.co/VhS8KhgjMd pic.twitter.com/4MzDqH7udZ