Exército da Guatemala encontra mais um jatinho do tráfico pegando fogo

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O Exército da Guatemala fez mais uma apreensão de drogas envolvendo um jatinho de narcotraficantes, que colocaram fogo nele ao avistar as forças de segurança.

A aeronave foi detectada pelo radar entrando no espaço aéreo do país ainda na madrugada deste domingo, e as forças terrestres foram alertadas de que o jato tinha sumido dos radares próximo de El Chal.

Até o momento, não há informações sobre apreensão de alguma pessoa e nem a quantidade de droga apreendida.

O jato em questão é um Gulfstream III, de fabricação americana e registrado numa companhia de leasing de Beverly Hills, Califórnia, segundo dados da agência federal de aviação civil dos EUA, a FAA.

Normalmente estes jatos são importados dos EUA para o México com outras matrículas, e então “clonados” com matrículas de outras aeronaves, mas, dessa vez parece não ter sido este o caso.

O Gulfstream foi flagrado um dia antes pelo aplicativo de rastreamento de voos FlightAware, voando exatamente para a região de fronteira do México com a Guatemala e Belize.

Um ponto a se notar é o supressor de ruído instalado atrás do motor do jato, que já estava presente em fotos antigas deste avião, reforçando a possibilidade de não ser um avião clonado, mas sim o original. O supressor é um artifício usado para que o avião faça menos barulho e chame menos atenção.

Queimar e inutilizar os jatos tem sido uma das atitudes recorrentes dos narcotraficantes, que compram estes jatinhos relativamente antigos para transportar droga de maneira mais rápida do que os bimotores à hélice, tradicionalmente utilizados nesse meio. O uso dos jatos também tem sido uma grande demonstração de poder.

A queima visa a evitar um possível rastreamento de informações, e também evitar a recuperação por parte das autoridades. Na Guatemala, por exemplo, houve um caso recente em que as autoridades decolaram um avião Hawker em uma pista de terra de um garimpo. Relembre na matéria a seguir:

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias