Exigência do comprovante de vacina causa confusões em aeroportos brasileiros

Desembarque internacional do Aeroporto de Guarulhos.

Após a decisão do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, determinar a exigência do comprovante de vacinação em todas as fronteiras do Brasil, incluindo as aeroportuárias, uma confusão se postou no primeiro dia das medidas (14).

Segundo informações do g1, viajantes vindos de fora do Brasil e que desembarcaram no Aeroporto Internacional de São Paulo, não precisaram apresentar o comprovante ou certificado de vacinação para entrar no país no primeiro dia da nova medida. O mesmo problema teria ocorrido em Brasília, com ao menos 10 passageiros que vieram de fora.

“Quando eu cheguei aqui precisei mostrar o meu passaporte, eles pediram a declaração federal de saúde e pediram só o teste negativo de PCR ou antígeno”, relata um passageiro.

“Não, não me pediram [o comprovante de vacinação]. Eu tenho as três doses da vacina”, disse uma profissional de saúde que passou pelo terminal de Guarulhos ao g1.

Contradições

Para o g1, a Anvisa afirmou que a fiscalização dos passageiros e seus cartões de vacinação não estavam sendo realizados em todos os aeroportos do país, mas, hoje, quarta-feira, por meio de uma nota no site oficial do Supremo Tribunal Federal, o Ministro Luís Roberto Barroso esclareceu que o controle do comprovante de vacinação pode ser feito, como regra, pelas companhias aéreas no momento do embarque, como já é feito com o exame de PCR e a declaração à Anvisa, e que “não há qualquer razão para tumulto na chegada ao Brasil, pois o controle já terá sido feito”.

Também ressalta que nos aeroportos, bastará uma fiscalização por amostragem, sem causar filas.

https://aeroin.net/campo-grande-passa-a-ofertar-vacinacao-contra-covid-19-no-aeroporto/
https://aeroin.net/tres-aeroportos-brasileiros-terao-postos-de-vacinacao-contra-covid-19/
Arthur Gimenes Prado
Arthur Gimenes Prado
Estudante do Ensino Médio, foi repórter e comentarista na TV Cultura Paulista e Rádio Morada do Sol FM, em Araraquara/SP cobrindo o esporte local. Também conta com passagem como colunista no Portal do Andreoli e fez participações especiais na Record News, Rádio CBN, EPTV e RedeTV!ES. Atualmente também atua na área de assessoria parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) como estagiário.

Veja outras histórias