Exótico avião Antonov An-12 fará visita inesperada ao interior de São Paulo no domingo

Foto de Anna Zvereva

O exótico Antonov An-12 da aérea ucraniana Meridian, empresa que fez recentemente sua estreia no Brasil com voos não-regulares de carga, ganhou uma missão de última hora. Após ter pousado em Manaus na semana passada, a aeronave permaneceu em terreno amazonense, enquanto empresas envolvidas com sua operação negociavam um novo contrato.

Tal movimento se mostrou frutífero e a aeronave será reposicionada para Campinas, onde embarcará uma carga de autopeças, que terão como destino a Cidade do México.

A programação do voo, que já consta do registro da ANAC, é a seguinte:

05 DE DEZEMBRO – a aeronave decola de Manaus às 9h da manhã locais, para pousar em Campinas por volta das 15 horas com número de voo MEM-3083.

05 DE DEZEMBRO – Na mesma tarde, por volta das 17h30, a aeronave decolará rumo à Cidade do México, com escala em Trinidad & Tobago.

Atualização: a companhia aérea optou por adiantar sua operação, tendo já pousado e decolado de Campinas durante a madrugada deste domingo, 5 de dezembro.

O Antonov 12

A aeronave Antonov AN-12 remonta da era soviética e está equipada com quatro motores turboélices Ivchenko AI-20M, que geram um ruído inconfundível e que pode ser reconhecido a quilômetros de distância. Com capacidade de levar até 20 toneladas, esse modelo de aeronave é sobretudo operado por países do leste europeu e países da CEI, e tem servido como um “pau para toda obra”, voando por todo o mundo, como manda a tradição dos robustos aviões da Antonov.

Tripulação: 5 pessoas
Capacidade: 20 Toneladas de carga
Comprimento: 33,1 metros
Envergadura: 38 metros
Altura: 10,53 metros
Velocidade de Cruzeiro: 670 km/h (361 knots, 415 mph)
Altitude máxima de voo: 10.200 metros (33,500 pés)
Peso máximo de decolagem: 61.000 kg
Motores: 4 × Progress AI-20L ou AI-20M turboelices, 4,000 ehp cada

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias