Exótico avião congolês foi visto em duas cidades brasileiras na semana passada

Foto de Alicya Monteiro / Recife

Um exótico avião de origens soviéticas Ilyushin IL-76 aterrissou nos aeroportos internacionais do Recife e do Rio de Janeiro (Galeão), na última semana. Trata-se de uma visita bastante incomum no Brasil, mas sua raridade não está no modelo da aeronave e sim no operador, o Governo do Congo.

Proveniente de Brazzaville e com destino final no Galeão, o avião quadrimotor de matrícula TN-AFS fez uma escala em Recife à luz do dia na quinta-feira, 28 de julho, para reabastecimento. O momento foi registrado por spotters que estavam na região do aeroporto, como é o caso de Alicya Monteiro, que compartilhou com o AEROIN algumas fotos da rara visita.

Na mesma tarde, a aeronave partiu para o Rio de Janeiro, onde pousou por volta das 17h10. Não há informações imediatamente disponíveis sobre o motivo da visita. Dados do FlightRadar24 indicam que a aeronave ainda estaria em solo carioca no momento em que essa matéria foi escrita.

Foto de Alicya Monteiro / Recife

Apesar do modelo IL-76 ter sido desenvolvido ainda na época da URSS, a fabricante Ilyushin continuou produzindo as aeronaves mesmo depois de ter se tornado uma empresa russa.

Com comprimento de 46,59 metros, envergadura de 50,50 metros e altura de 14,76 metros, embora não tenha dimensões tão expressivas quanto seus “parceiros” de projetos soviéticos Antonov, o Ilyushin IL-76 também se destaca por ter uma grande porta traseira que lhe permite transportar cargas de grandes dimensões, bem como estrutura de fuselagem preparada para suportar itens de alto peso concentrado.

Rastreamento do voo: FlightRadar24

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias