Expulso do voo por causa do cinto, homem diz que comissário queria mostrar que tinha poder

O jogador da NFL, Odell Beckham Jr, foi expulso de um voo da American Airlines e escoltado para fora do avião pela polícia. Ele teria se envolvido numa discussão com um comissário de voo por causa do uso do cinto de segurança. Em certo ponto, e temendo por sua segurança, os comissários resolveram escalar o assunto.

O caso foi registrado no último domingo, 27 de novembro, no aeroporto internacional de Miami. Beckham Jr esperava voar para Los Angeles, mas um confronto com comissários de bordo, após se recusar a colocar o cinto para a decolagem, deu o gatilho para toda a confusão.

Um porta-voz do Departamento de Polícia de Miami-Dade, que respondeu ao incidente, disse que seus oficiais receberam relatos de que Odell parecia estar “fora de si”, levando a tripulação a temer por sua segurança. Os comissários de bordo pediram a Odell para desembarcar depois que a aeronave voltou ao portão, mas ele se recusou a fazê-lo. A equipe da companhia aérea pediu para que todos os passageiros saíssem do avião e apenas o jogador ficou na aeronave para, então, ser levado pela polícia.

Um advogado representando Odell diz que seu cliente nunca se recusou a colocar o cinto de segurança, mas adormeceu durante um atraso no solo e não ouviu o pedido do comissário de bordo para que ele colocasse o cinto de segurança.

“Eu, Beckham, dormi com o cobertor sobre a cabeça, que é sua prática normal em voos longos”, explicou o advogado ao ler uma nota do jogador. “Ele foi acordado e informado de que o avião estava de volta ao portão e que precisava sair do avião porque não colocou o cinto de segurança quando solicitado. Ele respondeu que estava dormindo e que colocaria o cinto de segurança naquele momento. Ele foi informado que era tarde demais e que ou ele teria que descer do avião ou todos teriam que desembarcar”.

“O excessivamente zeloso comissário de bordo insistiu em retirar todos do avião, em vez de simplesmente permitir que o Sr. Beckham Jr colocasse o cinto de segurança e prosseguisse com o voo”, finalizou o comunicado.

O advogado diz que Odell não foi perturbador ou combativo e que permaneceu disposto a cooperar com as regras do cinto de segurança, “mas o comissário de bordo queria provar que tinha autoridade para retirar o Sr. Beckham Jr do voo”.

A American Airlines disse em seu próprio comunicado que o voo AA1228 foi forçado a retornar ao portão antes da decolagem porque um cliente se recusou a obedecer às instruções de um membro da tripulação.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias