F-16 da OTAN é filmado pousando de ‘barriga’ após voltar de missão no Leste Europeu

Cena do vídeo que você poderá assistir mais abaixo nesta matéria

Um caça F-16C Fighting Falcon da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) precisou realizar um pouso de emergência na Itália, após problemas ao chegar de uma missão no Leste Europeu pela Otan. O incidente ocorreu na quarta-feira (2) com o caça que pertence à 31ª Ala de Caça de Aviano.

Não há informações sobre o que teria forçado o ‘pouso de barriga’ na base aérea, bem como os danos no caçador. A porta-voz Natalie Stanley comentou em um comunicado ao Air Force Times que “as equipes de resposta a emergências da Base Aérea de Aviano responderam e protegeram a área. Todas as outras operações da base voltaram ao normal”. 

Em um vídeo publicado nas redes sociais, disponível abaixo, a aeronave é vista chegando para pouso sem os trens de pouso baixados. Com o nariz elevado, ele toca o asfalto e desliza sobre a pista da base aérea, demonstrando grande destreza do piloto.

A base aérea em questão, na comuna italiana, comporta dois esquadrões que defendem a região sul da OTAN, sendo o 555º Esquadrão de Caça “Triplo Níquel” e o 510º Esquadrão de Caça. Não há confirmações sobre em qual esquadrão o caça estava operando.

Desde o início da guerra entre a Ucrânia e a Rússia, o “Triplo Níquel” tem realizado missões para afastar possíveis pilotos russos que tentarem invadir o espaço aéreo dos aliados da OTAN. Além disso, cerca de 100 caças dos Estados Unidos e Europa patrulham as áreas de forma ininterrupta desde a invasão russa.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias