A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) e a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) certificaram hoje um novo kit de durabilidade para hardware da turbina de alta pressão (HPT) dos motores CFM LEAP-1A, que equipam a família de aeronaves Airbus A320neo.
Este kit foi projetado para aumentar o tempo de operação das turbinas, especialmente em ambientes quentes e hostis, e inclui atualizações na lâmina da HPT estágio 1, no bico do estágio 1 e no suporte interno do bico dianteiro.
Gaël Méheust, presidente e CEO da CFM International, destacou que este novo hardware está cumprindo a promessa de assegurar que os motores LEAP atinjam o mesmo nível de maturidade, durabilidade e tempo de operação dos motores da linha CFM56, já bem estabelecida entre os clientes.
Para garantir que as melhorias resolvessem os desafios de durabilidade em ambientes adversos, a CFM colaborou com uma equipe de geólogos para criar um tipo de poeira que simula as condições que os motores enfrentam em várias partes do mundo.
Com o uso de um sistema de ingestão de poeira proprietário, a empresa conseguiu reproduzir o desgaste das lâminas da HPT observado em campo. Isso permitiu à CFM projetar, testar e validar aprimoramentos que aumentam a durabilidade e prolongam o tempo de operação dessas peças.
A família de motores CFM LEAP é reconhecida por proporcionar uma redução de 15 a 20% no consumo de combustível e nas emissões de CO2, além de uma significativa melhoria no ruído, em comparação com motores de geração anterior. Com mais de 3.500 aeronaves equipadas com motores LEAP em operação, os clientes da CFM já evitaram a emissão de mais de 40 milhões de toneladas de CO2.
Os motores LEAP são considerados o lançamento de produto mais bem-sucedido na história de 50 anos da CFM, com o crescimento mais rápido em horas de voo já registrado na indústria, ultrapassando 60 milhões de horas em oito anos.