
A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA – Federal Aviation Administration) informa que divulgou nessa segunda-feira, 26 de setembro, novas diretrizes de projeto para vertiportos, infraestrutura que dará suporte a aeronaves de pouso e decolagem na vertical para a Mobilidade Aérea Avançada (AAM – Advanced Air Mobility).
Os padrões de projeto servirão como o passo inicial para fornecer informações importantes para proprietários de aeroportos, operadores e desenvolvedores de infraestrutura, para iniciarem o desenvolvimento de instalações que darão suporte às operações de aeronaves AAM que são movidas a eletricidade e decolam e pousam verticalmente.
Essas operações de Decolagem e Pouso Vertical (VTOL) transportarão passageiros ou carga em altitudes mais baixas em áreas rurais, urbanas e suburbanas.
“Nosso país está entrando em uma nova era da aviação. Esses padrões de projeto vertiportos fornecem a base necessária para começar a construir infraestruturas com segurança nesta nova era”, disse Shannetta Griffin, engenheira e Administradora Associada da FAA para Aeroportos.
Os padrões de projeto incluem informações críticas que projetistas e construtores precisarão seguir para permitir decolagens e aterrissagens seguras. Alguns deles incluem:
– Geometria e elementos de design críticos para a segurança
Dimensões para áreas de pouso e decolagem de vertiporto, espaço aéreo adicional necessário para trajetórias de aproximação e partida e capacidade de carga. No futuro, a FAA prevê uma alta taxa de operações em muitos vertiportos.
– Iluminação, marcações e ajudas visuais
Orientações sobre marcações, iluminação e ajudas visuais que identificam a instalação como um vertiporto. A FAA recomenda o Símbolo de Identificação de Vertiporto, conforme mostrado na imagem gráfica abaixo.

– Carregamento e infraestrutura elétrica
Padrões e diretrizes iniciais de segurança para baterias e equipamentos de carregamento que serão centrais para os vertiportos.
– Vertiportos em aeroportos
Requisitos para os que desejam adicionar vertiportos a um aeroporto comercial existente, incluindo a distância que um vertiporto teria que estar de uma pista existente.
– Vertiports elevados
Requisitos e diretrizes para vertiportos que podem estar em cima de estruturas existentes.

Esta orientação de vertiporto será usada até que a orientação de projeto de vertiporto baseada em desempenho seja desenvolvida.
Os padrões finais de design são baseados em pesquisas conduzidas pela FAA, em colaboração com parceiros do setor e feedback do público. A FAA realizou virtualmente um Dia da Indústria em 29 de março de 2022, para discutir os padrões de projeto lançados previamente neste ano.
Informações da FAA