Início Controle de Espaço Aéreo

FAA lança projeto sobre como as futuras aeronaves eVTOL começarão a operar sobre as cidades

Imagem: NASA Graphics / Kyle Jenkins

A Administração Federal de Aviação (FAA) divulgou um projeto atualizado para o espaço aéreo e mudanças de procedimentos para acomodar futuros táxis aéreos e outras operações de Mobilidade Aérea Avançada (AAM) nos Estados Unidos, como as aeronaves eVTOL (elétricas de pouso e decolagem na vertical).

De acordo com o projeto, as operações do AAM começarão em um ritmo baixo, com táxis aéreos voando da mesma forma que os helicópteros fazem hoje. Eles usarão rotas e infraestrutura existentes, como heliportos antigos. Os pilotos se comunicarão com os controladores de tráfego aéreo sempre que necessário.

À medida que o número de operações aumenta, espera-se que os táxis aéreos voem nos corredores entre os principais aeroportos e novos vertiportos nos centros das cidades. A complexidade dos corredores pode aumentar ao longo do tempo, de caminhos de mão única para rotas que atendem a múltiplos fluxos de aeronaves voando em ambas as direções. Com o tempo, esses corredores poderiam ligar um número crescente de rotas entre os vertiportos.

A FAA espera que a tecnologia de aeronaves também evolua. A automação de aeronaves e o compartilhamento de dados em tempo real entre as aeronaves provavelmente desempenharão papéis cada vez maiores nesses corredores.

O projeto operacional é uma etapa fundamental – juntamente com a certificação da aeronave e dos pilotos – no esforço da FAA para inaugurar e apoiar com segurança esta próxima era da aviação. O projeto visa a fornecer um quadro de referência comum para a FAA, a NASA e a indústria para ajudar a orientar suas pesquisas e tomadas de decisão. 

A FAA desenvolveu o projeto com a NASA e as partes interessadas da indústria.

Leia mais:

Sair da versão mobile