FAA pede desculpas pelo incidente com o avião no Capitólio

Twin Otter dos Golden Knights, envolvido na ocorrência – Imagem: US Army

Como visto previamente no AEROIN, na última quarta-feira, 20 de abril, o Capitólio – centro legislativo dos Estados Unidos – foi evacuado porque uma aeronave entrou no espaço aéreo restrito do local sem autorização para tal.

O curioso da história foi que o que se pensava ser uma aeronave suspeita, ou até hostil, não passava de um avião do próprio Exército dos EUA.

A aeronave em questão era um Twin Otter dos Golden Knights, o esquadrão de demonstração do Exército Americano (US Army), que conta com paraquedistas treinados, oriundos da lendária 82nd Airborne Divsion e outras unidades.

O “alvo” era o estádio do Washington Nationals, o time de baseball da cidade, e o avião bimotor passou diversas vezes próximo do Capitólio, o que era de esperar, dado a localidade do estádio. Mas, por uma falha de comunicação, o alarme foi soado.

Depois da situação e de toda a repercussão gerada, nesta sexta-feira, 22 de abril, a Administração Federal de Aviação (FAA), agência semelhante à ANAC brasileira, pediu desculpas por não ter fornecido notificação antecipada à Polícia do Capitólio.

Segundo reportou a Reuters, ao divulgar suas conclusões de revisão inicial do caso, a FAA afirmou: “Lamentamos profundamente ter contribuído para uma evacuação preventiva do complexo do Capitólio e pedimos desculpas pela interrupção e pelo medo experimentado por aqueles que trabalham lá”.

Antes disso, ainda na própria quarta-feira, a agência reguladora já havia dito que estava “tomando medidas imediatas para garantir que sempre coordenemos com antecedência com outras agências para evitar confusão sobre futuros eventos de aviação na área de Washington, DC”.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias