FAA pede revisão contra falha catastrófica e travamento em motores Continental, o mesmo do Cirrus

Imagem: United Airlines

A Federal Aviation Adminstration (FAA) publicou, na última quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023, a Diretriz de Aeronavegabilidade AD-2023-04-08, em que solicita inspeção de certos motores da Continental Aerospace Technologies. antes da realização do próximo voo. A diretriz tem validade imediata, inclusive para o Brasil, uma vez que a FAA é a autoridade do Estado de Projeto desse motor. Conforme prevê o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 39 o cumprimento da AD é obrigatório.  

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) relembra que a responsabilidade de verificar cumprimento com as Diretrizes de Aeronavegabilidade aplicáveis é sempre dos proprietários e operadores de aeronaves.  

Segundo a FAA, esta AD foi motivada pela identificação de anéis de retenção dos contrapesos do virabrequim instalados inadequadamente, que pode resultar em perda de retenção do contrapeso, levando a perda de pressão de óleo do motor, dano catastrófico no motor e travamento do motor.  

A Diretriz de Aeronavegabilidade é um instrumento da autoridade de aviação civil cujo cumprimento é obrigatório e que tem por objetivo eliminar uma condição insegura em um produto aeronáutico e que possa se repetir em outros produtos do mesmo modelo. A Diretriz é muitas vezes resultado de reportes, o que mostra a importância de operadores e organizações em relatar as ocorrências de segurança. Para conhecer mais sobre o instrumento, visite a página Diretrizes e Boletins de Aeronavegabilidade no Portal da ANAC.  

Informações da ANAC

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias