Início Variedades

FAB-2901: Airbus A330 da Força Aérea Brasileira voa de volta ao Brasil após giro na Europa

Após uma breve turnê pela Europa, atendendo a compromissos da Força Aérea Brasileira, o seu maior avião, o Airbus A330-200 registrado “FAB-2901”, está de volta ao Brasil. O jato retornou ao Rio de Janeiro em 24 de setembro, num voo direto que partiu de Lisboa, em Portugal.

Antes disso, na semana anterior, a aeronave havia voado do Rio a Madri, em 17 de setembro. Fontes informaram tratar-se de um voo de traslado para que a aeronave fosse retirada de operação por algum tempo, a fim de passar pela conversão para a versão MRTT (instalação de um novo interior e das sondas de reabastecimento em voo), mas não foi esse o caso.

Depois, em 21 de setembro, o jato voou da capital espanhola para a portuguesa, antes de retornar ao Brasil três dias depois, como mostram os dados das plataformas de rastreamento de voos.

Rastreamento do voo: FR24

A aeronave em questão é o Airbus A330-200 de matrícula anterior PR-AIS (msn 1492), que voou antes na Avianca Brasil e foi incorporada pela Azul, mantendo uma pintura híbrida. Essa é uma das duas que deverão ser entregues à FAB como parte de uma licitação 220004/CABW/2022. A outra, cuja previsão de entrega está programada para outubro, segue nos Estados Unidos.

Os equipamentos serão futuramente convertidos para a função denominada Multi-Role Transport Tanker (MRTT) e serão empregados em missões táticas em geral, incluindo reabastecimento em voo (REVO), transporte aéreo logístico (de cargas e passageiros) e ajuda humanitária. A aquisição tem como objetivo suprir as carências operacionais da FAB desde que se desfez dos Boeing 707.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile