FAB acompanha aeronaves da Embraer em travessia do Atlântico

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Uma aeronave SC-105 Amazonas, operada pelo Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2°/10°) – Esquadrão Pelicano, sediado na ALA 5 – Base Aérea de Campo Grande (MS), prestou apoio aéreo a seis aeronaves A-29 da Embraer, nesta sexta-feira, 4 de setembro. A aeronave, que geralmente atua em missões de Busca e Salvamento acompanhou os A-29 durante a travessia do Oceano Atlântico até a Ilha do Sal, em Cabo Verde. Tratava-se um voo de entrega da Embraer para a Força Aérea das Filipinas.

O FAB 6551 (prefixo do SC-105) decolou do Recife (PE) às 3h20 (horário de Brasília) para Fernando de Noronha, de onde prosseguiu junto com as aeronaves de caça até a Ilha do Sal. Depois disso, as aeronaves A-29 seguiram em viagem para as Filipinas. 

Durante o voo até a Ilha do Sal foi prestado apoio de informações meteorológicas, ponte de comunicação, plote de embarcações próximas à rota, além de apoio SAR. A aeronave SC-105 possui capacidade de lançamento de botes e paraquedistas caso algum incidente ocorresse em alto mar. O pouso, no retorno ao Brasil, ocorreu às 23 horas. 

Foto do Esquadrão Pelicano

Segundo a Comandante da aeronave, Major Aviadora Débora Ferreira Monnerat, essa é a primeira vez que o  Esquadrão Pelicano presta este tipo de apoio. “É uma grande honra comandar o SC-105 nesta missão de tanta responsabilidade, a qual possui  extrema relevância nacional  e internacional”, disse.

Informações e texto da FAB

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias