FAB enviará jatos Embraer presidenciais para resgatar brasileiros na China

A FAB irá resgatar os brasileiros que estão isolados em Wuhan em decorrência do Coronavírus. Jatos Embraer que servem à presidência serão utilizados.

Embraer FAB VC-2

A notícia foi divulgada hoje pelo Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, em coletiva à imprensa. Devido ao alcance limitados dos jatos Embraer E190 / Lineage, serão necessárias várias escalas.

O trajeto será Brasília – Fortaleza – Las Palmas (Ilhas Canárias) – Varsóvia – Ürümqi e Wuhan, estas duas últimas cidades já na China. No regresso ao Brasil a rota será pelos mesmos aeroportos, com a diferença que a etapa final será de Fortaleza para Anápolis e não para Brasília.

Trajeto da aeronave na ida © GC MAP

Localizada no Goiás, a Base Aérea Anápolis sedia o 1º Grupo de Defesa Aérea e é a base aérea responsável pela defesa do Planalto Central. Lá será feita a quarentena dos brasileiros que serão repatriados. O isolamento irá durar 14 dias e pode ser estendido para um total de 18 dias.

Os jatos

Os jatos Embraer Lineage 1000 (versão executiva do E190) são configurados para 36 passageiros na FAB. São dois jatos matriculados FAB2590 e 2591, ambos entregues em novembro de 2009.

Eles são utilizados no deslocamento do Presidente e Vice-Presidente da República, sua comitiva e ministros, principalmente em aeroportos onde o Airbus A319CJ (VC-1) não consegue pousar devido ao seu maior tamanho.

O trajeto total de ida será de 17.646km, com cada perna tendo o comprimento médio de 3.529km. A viagem em cada sentido irá durar praticamente dois dias.

Os tripulantes da FAB e médicos que acompanharão a viagem também ficarão de quarentena em Anapólis após o regresso das aeronaves.

Muitos leitores nos enviaram questionamento sobre o Boeing 767 da FAB, que tinha a matrícula FAB2900. O jato foi devolvido ao lessor após o fim do contrato da Colt Aviation com a Força Aérea, e atualmente se encontra estocado próximo a San Antonio, no Texas.

Existe uma licitação em curso para alugar um outro jato para preencher esta lacuna, porém a mesma está suspensa devido a supostas irregularidades:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Falta de assentos no avião leva casal com status Diamante a...

0
Um casal e um filho de três anos que retornavam para sua cidade de João Pessoa foram impedidos de embarcar sob a alegação