A possível aquisição de um novo avião presidencial tem avançado na FAB, que olha para mais um jato Airbus A330 usado.

A informação sobre uma nova aeronave presidencial surgiu após relatos de que o Presidente Lula tinha se queixado do Airbus A319ACJ. O equipamento é conhecido como “Aerolula”, por ter sido comprado no primeiro mandato do presidente petista.
Desde que a aeronave foi recebida em 2005, não passou por reformas e nem modificações, tendo um alcance que permite voos sem escalas apenas até Lisboa, saindo de Brasília, o que tem desagradado Lula, que está em uma série de viagens internacionais e, devido à sua idade, tem reclamado do número maior de paradas.
Agora, segundo a Folha de São Paulo apurou, o Presidente se encontrou com militares da FAB para debater sobre a possibilidade de um novo “Aerolula”, desta vez um A330. A ideia inicial de converter um dos dois A330-200 da FAB [ex-Azul] foi colocada de lado, pois, além de atrapalhar a missão militar da aeronave, iria retirá-la da frota operacional por ao menos dois meses para poder fazer as adequações desejadas por Lula.
Assim, a compra de uma terceira aeronave, no caso para uso exclusivo ou preferencial do Planalto, não impactaria os A330 que serão em breve convertidos para a versão de reabastecimento em voo KC-30, e ainda traria uma certa economia de custos por ser do mesmo modelo.
O custo de aquisição do A330 seria algo passível de críticas, mas pessoas próximas do Presidente afirmam que ele está disposto a encarar o custo politico da compra de mais um avião presidencial.