FAB publica vídeos do primeiro lançamento de cargas na Antártica feito pelo KC-390

Foto: FAB / Sgto. Batista

No dia 30 de junho, o AEROIN repercutiu a informação de que um Embraer KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB) estava a caminho da Antártica pela primeira vez na história. Todas as missões anteriores, que visam entregar suprimentos aos cientistas brasileiros que vivem e fazem pesquisas no continente gelado do Sul do mundo, eram realizadas com os C-130 Hércules.

Como atualização da missão, na sexta-feira e no sábado, a FAB publicou vídeos de como foi a operação, concluída com sucesso. As imagens estão disponíveis ao longo desta publicação, com códigos incorporados do Twitter da própria Força.

Histórico Hércules

Embora o jato bimotor multimissão brasileiro já esteja há algum tempo operando na FAB, e já com algumas unidades entregues, até agora o quadrimotor turboélice C-130 Hércules seguia como a aeronave que se deslocava até a Antártica para as missões de entrega de suprimentos à Estação Antártica Comandante Ferraz, da Marinha do Brasil.

Isso acontecia porque os KC-390 ainda não operavam pelo Esquadrão Gordo (1º/1º – Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte), baseado na Base Aérea do Galeão e responsável pelo abastecimento da Estação.

Agora, com os dois primeiros exemplares do jato da Embraer tendo sido entregues ao 1º/1º em março deste ano, nesta última terça-feira, 28 de junho, um deles partiu do Rio de Janeiro com destino a Pelotas, no Rio Grande do Sul, marcando a primeira etapa da missão.

O Millennium fará o mesmo procedimento que já era feito com o Hércules, ou seja, partirá para um sobrevoo à estação brasileira de pesquisa, e na passagem sobre o local, fará o lançamento aéreo dos suprimentos, alocados em caixotes que descerão de paraquedas até o gelado solo antártico.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Aeroporto Santos Dumont recebe certificação operacional da ANAC

0
Mais um aeroporto é certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O Santos Dumont recebeu, nesta quinta-feira, 11 de agosto