A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que superou as expectativas iniciais da Operação “Raízes do Cedro”, ultrapassando a marca de 500 repatriados por semana. Esse feito é fruto do minucioso planejamento realizado entre o Ministério da Defesa (MD), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a FAB, o qual vem sendo cumprido à risca por todos os envolvidos, apesar da complexidade que a operação requer.
Já foram resgatadas 1.859 pessoas desde o início da Operação, nos nove voos realizados, com o incansável envolvimento de todos os que participam e gerenciam as operações, tanto no que se refere ao planejamento logístico e operacional, no âmbito do MD e da FAB, como também na busca pela celeridade das liberações e coordenações, conduzidas pelo MRE.
Há inúmeros fatores que corroboram para o sucesso da missão, entre os quais se destacam: a prontidão das tripulações, que operam diuturnamente para garantir a continuidade da operação; o meticuloso planejamento logístico e operacional, com tarefas extremamente complexas em um cenário altamente volátil e imprevisível; além das coordenações essenciais do Itamaraty, que viabilizam todas as missões no menor tempo possível, com contatos diários com aqueles que necessitam de apoio, bem como as autorizações de sobrevoo e pouso.
No que se refere às missões propriamente ditas, atuam, sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), o Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário – que tem sede na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro, com a aeronave KC-30; e o Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus – da Base Aérea de Anápolis (BAAN), com o KC-390 Millennium, tendo sido superadas as marcas de 250 horas voadas.
Um importante marco foi atingido durante a missão Cedro 08, realizada em 25/10, quando a Força Aérea ultrapassou o número de repatriados da Operação Voltando em Paz, que era de 1.555 pessoas.
Ajuda humanitária
Coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), e com o apoio dos Ministérios da Saúde e da Defesa, a iniciativa “Raízes do Cedro” realizou até agora seis envios de ajuda ao Líbano, totalizando mais de 85 toneladas de medicamentos e cestas básicas. As doações foram feitas sem comprometer o abastecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, em resposta a um pedido oficial da Embaixada do Líbano.
Nono voo
Na manhã desta terça-feira (29/10), a aeronave KC-30 da FAB pousou na Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos, trazendo 221 passageiros e um pet do Líbano, concluindo a nona missão de repatriação.
Informações da Força Aérea Brasileira
Leia mais: