Início Acidentes e Incidentes

Fábrica de aviões dos Irmãos Wright fica destruída por incêndio nos Estados Unidos

O destino de um prédio histórico onde os irmãos Wright construíram seus primeiros aviões em Dayton, Ohio (EUA), está em dúvida depois que um incêndio que devastou boa parte do complexo na manhã de domingo (26). Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas às 2h28 para a Inland Avenue e à West Third Street, relatou uma reportagem da FOX News.

Quando os bombeiros chegaram, encontraram o grande complexo de edifícios em chamas, disse French. Os prédios são de importância histórica nacional para os Estados Unidos e estão listados no Registro Histórico Nacional como a primeira fábrica de aeronaves fundada pelos irmãos Wright e a mais antiga do mundo.

Em uma publicação no Facebook, Mackensie Wittmer, diretor executivo da National Aviation Heritage Area, disse que o grupo estava “profundamente triste com o incêndio que danificou nossa histórica fábrica de aviões da Wright Company”.

A intensidade das chamas em todo o edifício e o fogo que atingiu o telhado impediu os bombeiros de realizar operações internas. Mangueiras de ataque de posições externas e várias escadas aéreas levando água para as aberturas no telhado foram usadas para extinguir o incêndio. Nenhum ferimento foi relatado e a causa do incêndio permanece desconhecida.

A estimativa de danos é difícil de prever devido à natureza histórica da estrutura, disseram os bombeiros. Os irmãos Wright construíram seus primeiros aviões experimentais nos fundos de sua loja de bicicletas na 1127 West Third Street em 1909, e formaram a Wright Company, que produziu cerca de 120 aviões em 13 modelos diferentes.

Estes edifícios são significativos porque foram o berço da indústria da aviação americana, de acordo com o National Park Service. A parceria estabelecida em 2022 entre a cidade de Dayton e a National Aviation Heritage Alliance para preservar os prédios históricos da fábrica busca criar um novo equipamento cultural público no local.

Foto: Domínio Público
Foto: Domínio Público
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile