Fábrica na China inicia construção da primeira asa para aviões Airbus A321

Avião Airbus A321neo
Airbus A321neo – Imagem: Airbus

A AVIC (Corporação da Indústria da Aviação da China) informa que o primeiro projeto de asa dos aviões Airbus A321 teve sua construção oficialmente iniciada no dia 26 de maio na unidade AVIC XAC.

Nos mais de 20 anos de cooperação entre a AVIC XAC e a Airbus nos projetos da série A320, houve a capacitação total nas tecnologias de fabricação de todo o conjunto da asa do modelo A320, desde a fabricação de componentes e submontagens até a montagem e a entrega.

O lançamento da fabricação da primeira asa de um A321 consolida ainda mais a posição central da AVIC XAC como fornecedora de primeiro nível da Airbus na Ásia.

A AVIC XAC afirma que atribui grande importância a este projeto e considera a entrega da asa do A321 como uma das principais tarefas em 2022.

A Airbus anunciou em novembro de 2021 que passaria a produzir e entregar a aeronave de corredor único A321 na China. A fabricante e seus parceiros chineses assinaram um acordo para expandir e atualizar a capacidade da linha de montagem final na Ásia, localizada em Tianjin (FAL Tianjin), permitindo que as instalações da família A320 produzam aeronaves A321.

Quando do anúncio, o início das obras estava previsto para julho de 2022 e incluiria a ampliação da fábrica, a modernização das instalações e ferramentas e a capacitação profissional.

Informações da AVIC e da Airbus

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias