A fabricante aeronáutica alemã Lilium informa hoje, 15 de maio, que o Governo Federal da Alemanha e o Estado Livre da Baviera comissionaram o banco de desenvolvimento estadual KfW, em Frankfurt, para realizar a due diligence (investigação e análise de informações) na empresa, como parte do processo habitual de apoio estatal.
A Lilium é desenvolvedora da primeira aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) movida a jato e especializada em Mobilidade Aérea Regional (RAM). Uma vez concluída a diligência e com resultados satisfatórios, a fabricante espera receber garantias do Governo Federal e do Estado Livre da Baviera como segurança para um empréstimo do KfW, cujo valor exato ainda será determinado.
“Gostaríamos de agradecer aos responsáveis em Berlim e Munique por sua decisão e pela cooperação construtiva nas últimas semanas”, disse o CEO da Lilium, Klaus Roewe. “Esperamos que a due diligence seja rápida, pois a transparência é uma rotina diária para nós como uma empresa listada.”
Roewe continuou: “A eletrificação é de grande interesse público como uma contribuição para a necessária descarbonização da indústria. O apoio do governo alemão não é apenas sobre criar um campo de atuação equilibrado com os EUA e a China, mas também sobre a Alemanha sinalizar aos mercados financeiros que inovações e novas tecnologias são apoiadas na Alemanha.”
Fundada em 2015 por quatro graduados da Universidade Técnica de Munique e localizada no aeroporto de Oberpfaffenhofen, perto de Munique, Alemanha, a Lilium atualmente emprega uma força de trabalho de mais de 1.000 pessoas, mais de 80% das quais trabalham em campos de engenharia e fabricação altamente especializados.
A Lilium ainda ressalta que tem uma força de trabalho muito internacional e está construindo uma forte configuração europeia: é registrada nos Países Baixos, tem suas sedes, design/engenharia e instalações industriais em Munique, e um centro de teste de voo na Espanha. A empresa anunciou recentemente suas discussões com o governo francês para explorar a expansão de sua pegada industrial na França.
A produção inicial do Lilium Jet começou em 2023, com entrada em serviço planejada para 2026. A Lilium acumulou mais de 780 pedidos para a aeronave e VTOL, incluindo pedidos vinculativos e acordos de Memorandos de Entendimento (MoU) de operadores nos Estados Unidos, América do Sul, Europa, Ásia e Oriente Médio.
De acordo com estimativas da Morgan Stanley de 2021, o mercado global de eVTOL poderia valer $1 trilhão em receitas globais até 2040.
Informações da Lilium