Início Indústria Aeronáutica

Fabricante do caça Gripen do Brasil, Saab investe US$ 5 milhões em empresa de aviões elétricos

Concepção gráfica da aeronave ES-30 – Imagem: Heart Aerospace

A sueca Saab, que tem entre seus produtos o caça F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira, informa nesta quinta-feira, 15 de setembro, que se comprometeu a se tornar um acionista minoritário da também sueca Heart Aerospace, fabricante de aeronaves elétricas, com um investimento de US$ 5 milhões.

As duas empresas também assinaram um acordo de colaboração sobre o fornecimento de subsistemas e a exploração de outras áreas de colaboração, incluindo certificação e fabricação. Segundo a Saab, isso está de acordo com sua ambição de apoiar a transição para a aviação sustentável.

A Heart Aerospace desenvolve o ES-30, um avião elétrico regional com capacidade padrão de 30 passageiros, alimentado por baterias, permitindo operar com baixo ruído e zero emissões.

“Isso reforça nosso compromisso com tecnologias e soluções inovadoras para a aviação sustentável. A Heart é pioneira na aviação elétrica comercial e esperamos contribuir para o futuro da aviação com nossa experiência no desenvolvimento de soluções na vanguarda da tecnologia”, diz Micael Johansson, presidente e CEO da Saab.

Outros investidores da Heart Aerospace incluem Breakthrough Energy Ventures, EQT Ventures, European Investment Council, Lower Carbon Capital, Mesa Air Group, United Airlines Ventures e Air Canada.

Com informações da Saab

Sair da versão mobile