Falcão 03 foi a primeira aeronave a receber o AFIS no Aeroporto de Bacacheri, em Curitiba

Imagem: CINDACTA II / DECEA

Como informado pela concessionária CCR Aeroportos na quinta-feira da semana passada, dia 23 de fevereiro, o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) iniciou a prestação de Serviço de Informação de Voo de Aeródromo (AFIS) para o Aeroporto de Bacacheri (SBBI), localizado em Curitiba, no estado do Paraná.

Como isso, no horário noturno e início da manhã, o AFIS está sendo realizado pelo Controle de Aproximação de Curitiba (APP-CT) com o apoio dos meteorologistas da Estação Meteorológica de Superfície do SBBI (EMS-BI), por meio do envio de informações meteorológicas para o APP-CT.

A primeira aeronave a receber o AFIS foi o Falcão 03 (helicóptero EC 130), pertencente ao Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA). O Comandante do BPMOA/PMPR, Major QOPM Marcio de Valim de Souza, explicou que ampliar as operações para o período noturno aumenta a capacidade de resposta aos serviços de emergência por todo Estado.

“Situações envolvendo o transporte aeromédico e de órgãos, junto à Secretaria de Saúde, demandam muita agilidade no acionamento e decolagem, uma vez que quem está aguardando o suporte precisa dessa brevidade na resolução. Vale lembrar que a maior parte do suporte aéreo de nossas unidades inicia ou termina na base do Batalhão de Operações Aéreas em Curitiba, no aeroporto Bacacheri”, explicou o Oficial.

Desde 2019, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio do CINDACTA II, realizou diversas ações com a finalidade de viabilizar a implementação da prestação do AFIS.

O serviço é destinado a todas as aeronaves de segurança pública e àquelas responsáveis pelo transporte aeromédico e de órgãos vitais, que já realizam suas operações de pouso e/ou decolagem no Aeroporto de Bacacheri, no período entre 22h e 7h.

Além de atender na prestação de serviços para as aeronaves que operam no aeródromo em missões aeromédicas e de segurança pública, o AFIS viabiliza a otimização dos recursos humanos da Torre de Controle de Bacacheri, uma vez que o efetivo operacional do APP-CT é o responsável pelo controle das aeronaves.

Com informações do DECEA

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias