Falece o primeiro reitor brasileiro da história do Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Foto: AEITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) comunicou na quarta-feira, 15 de junho, com profundo pesar, o falecimento do primeiro Reitor brasileiro do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, o Professor Marco Antonio Guglielmo Cecchini, aos 98 anos de idade.

Segundo o Instituto, Professor Cecchini foi responsável por criar o primeiro modelo de pós-graduação em engenharia (mestrado e doutorado) no país. Além de professor emérito do Instituto, desde 2014, recebeu diversas honrarias e títulos ao longo de sua marcante trajetória:

– Membro Titular Fundador da Academia de Ciências do Estado de São Paulo;

– “Médaille Aéronautique” concedida pelo Governo Francês; e

– Ordem do Mérito Aeronáutico, Grau de Oficial, e Medalha de Mérito Aeronáutico, concedidas pelo Governo Brasileiro.

Além disso, em dezembro de 2020, foi homenageado pela Congregação do ITA com a instituição do Prêmio “Professor Marco Antonio Guglielmo Cecchini”, conferido à melhor dissertação de mestrado e à melhor tese de doutorado defendidas nos programas de pós-graduação do ITA no ano avaliado.

“O estimado Professor Cecchini será lembrado pela comunidade iteana por sua bem-sucedida carreira e por ter vivenciado diariamente os ideais e os valores de nosso Instituto. Descanse em paz!”, finaliza o ITA.

A galeria de todos os ex-Reitores do Instituto pode ser acessada neste link.

Informações do ITA

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias